Prefeituras criticam empresas por gestão ambiental

Segundo o consórcio Consimares, O setor empresarial deixa o compromisso de cuidar do lixo exclusivamente a cargo dos municípios, aumentando os encargos das Administrações Públicas e indo contra o compartilhamento desta responsabilidade por todos os setores envolvidos, conforme propõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Representantes de Sumaré, Nova Odessa, Santa Bárbara d???Oeste e Capivari estiveram reunidos esta quarta-feira Sumaré para mais uma reunião do grupo técnico do Consimares (Consórcio Intermunicipal do Manejo dos Resíduos Sólidos).
???Conhecer as discussões sobre o Acordo Setorial é muito importante para que os municípios possam contribuir de forma a atender à Legislação. O grupo empresarial sugere uma ???não proposta??? que impõe aos municípios uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos os setores envolvidos???, disse o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente de Sumaré, José Ceron.
A posição do setor empresarial está em consulta pública até o dia 15 de outubro, quando os municípios, em nova reunião em Brasília, deverão apresentar as suas contribuições para o desenvolvimento do Acordo Setorial de Logística Reversa de Lâmpadas e Embalagens em Geral. Mais informações sobre este assunto estão disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente, o www.mma.gov.br. 
???A sustentabilidade da coleta seletiva está diretamente ligada a esta consulta pública, por isto, é fundamental que todos estejam atentos ao andamento destas discussões e contribuam com seus posicionamentos, inclusive os comerciantes e fabricantes que terão, de acordo com a propostaem andamento, obrigações a cumprir???, explicou o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani.  
Ravagnani destacou ainda que o consórcio e os técnicos dos municípios entrarão em contato com as associações comerciais e industriais da região, colocando-se à disposição para as orientações que forem necessárias.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE