Prefeitura vai usar SMS pra lembrar consultas

A fim de reduzir o número de faltas em consultas na rede municipal de Saúde e, assim, garantir um atendimento mais ágil à população, a Prefeitura de Sumaré começará a enviar um lembrete de consulta aos pacientes, via SMS. Quarenta e oito horas antes da data e horário agendados, os moradores receberão uma mensagem no celular, que também solicita que o paciente informe caso não possa comparecer. Assim, a unidade de saúde poderá buscar encaixes, beneficiando outros usuários.
O novo sistema já está em funcionamento para os pacientes atendidos no CS II (Centro de Saúde II), que é a unidade com maior número de referenciados do município, localizada no Centro. No próximo mês, todas as 23 unidades básicas de saúde de Sumaré também já contarão com a ferramenta, assim como o Ambulatório de Especialidades, os CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) e demais unidades que trabalham com agendas.
???Hoje temos uma média de 30% de faltas nas consultas na rede municipal de Saúde e a maioria desses pacientes acaba não avisando à unidade que não poderá comparecer. Com isso, o médico, que poderia estar atendendo a outra pessoa que também precisa de um tratamento, fica com o horário vago. Este é um problema que afeta bastante a eficiência da Saúde Pública, pois prejudica na agilidade do atendimento ??? tão necessária quando o assunto é a nossa saúde ???, e também porque os médicos são pagos por hora e não pela quantidade de pacientes atendidos. Ou seja, é um investimento feito pela Prefeitura em recursos humanos, que são os médicos, sem o retorno esperado, que são os pacientes???, explicou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti. Considerando a média de 36 mil consultas realizadas por mês na Atenção Primária, são cerca de 10 mil pacientes que faltam mensalmente.
Na mensagem via SMS, os pacientes receberão a data, horário e local da consulta e também o telefone da unidade de saúde, com a orientação para que liguem, com antecedência, avisando em caso de não comparecimento.
???A mensagem por SMS não é apenas um lembrete da consulta ??? até mesmo porque os pacientes já recebem um cartãozinho com a data e horário agendados. Essa é uma iniciativa que tem o objetivo de incentivar e conscientizar nossos moradores sobre a importância de comunicar a unidade de saúde em caso de falta. Este é um gesto de solidariedade com o próximo, beneficiará muitas outras pessoas que também precisam de atendimento médico e ainda contribuirá para que nossa cidade conte com uma Saúde cada vez mais eficiente, dinâmica e humanizada???, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE