Edit

Prefeitura vai ter racionamento de vacinas

Como estratégia de otimização dos recursos de vacina disponíveis na Rede Municipal de Saúde e a fim de evitar o desabastecimento dos serviços do Município, a Secretaria de Saúde de Sumaré disponibilizará a aplicação das vacinas com baixo estoque, como a BCG e Antirrábica Humana, conforme um cronograma diário estipulado pela equipe.
Esse cronograma teve que ser proposto devido à redução das remessas das vacinas por parte da Secretaria de Estado da Saúde que, nas últimas remessas da vacina BCG solicitada para o estoque mensal do município de Sumaré, reduziu em 68% a quantidade regular dos estoques, prejudicando a distribuição e o fornecimento em todas as salas de vacinação da rede pública municipal.
O envio de remessas está abaixo do solicitado desde novembro de 2014. Foi encaminhado neste mês de julho um comunicado para a Coordenação Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde relatando que a solução para essa dificuldade extrapola a governabilidade do gestor municipal.
Diante desta situação e visando à otimização dos estoques existentes – evitando com isso o desabastecimento de vacinas na rede pública municipal – foram eleitos estrategicamente 14 postos de vacinação para aplicação da vacina BCG e cinco postos para aplicação das vacinas contra Febre Amarela e Antirrábica humana, distribuídos em todas as seis regiões administrativas do município. Essa medida evitará o desperdício de vacinas, já que cada frasco da BCG rende até dez doses e tem que ser utilizado 6 horas após a sua abertura. Já a vacina contra a Febre Amarela, apesar de estar com estoque normalizado, também possui cronograma especial de aplicação, já que precisa ser utilizada em, no máximo, 4 horas após a abertura do frasco, e possui baixa procura.
BCG- As vacinas BCG, dada a recém-nascidos para a prevenção da tuberculose, será aplicada toda segunda-feira no Centro de Saúde II, CIS Nova Veneza e PSF Paraíso; às terças no PACS Picerno, PSF Maria Antonia, UBS Nações e PSF Nova Terra; às quartas no PACS Vasconcelos, UBS Dall???Orto e PACS Denadai; por fim, às quintas no Centro de Saúde II, PACS Picerno, PSF Bandeirantes e PSF Santa Clara.
ANTIRRÁBICA HUMANA A Antirrábica humana é a vacina utilizada na prevenção da raiva, que é transmitida pela mordida ou arranhão de mamíferos infectados. ?? aplicada de segunda à sexta-feira, na UBS Matão, Centro de Saúde II, PSF Maria Antonia, PACS Denadai e PACS Picerno.
FEBRE AMARELA – A vacina que previne a Febre Amarela é aplicada às segundas-feiras na UBS Matão, terças no Centro de Saúde II, quartas no PSF Maria Antonia, quintas no PACS Denadai e sextas no PACS Picerno.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE