Edit

Prefeitura inicia ações do ‘Outubro Rosa’ em S.Bárbara

Rosa para a prevenção. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta terça-feira (1º) as atividades do Movimento “Outubro Rosa” no Município. Com a participação de profissionais da unidade e apoio de estagiários do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Planalto do Sol 2 promoveu Sala de Espera Ativa voltada ao tema.
As ações do “Outubro Rosa” serão promovidas durante todo o mês com a oferta de diversos serviços gratuitos relacionados à Saúde da mulher, com destaque para a intensificação das informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.
Nas UBSs e no Centro de Referência em Saúde da Mulher serão realizadas solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa, além de decoração especial. Os demais setores da Saúde também estarão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.
Em Santa Bárbara d’Oeste não há fila para exames de mamografia e para coleta de papanicolaou. Neste ano, a Secretaria de Saúde realizou 3.948 mamografias e 3.381 coletas de papanicolaou – de janeiro a setembro. Durante todo o ano o exame de mamografia pode ser solicitado pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento.
Após a solicitação, o agendamento da mamografia é feito pela recepcionista da unidade de saúde na mesma semana. Os casos positivos são encaminhados para investigação mais aprofundada e tratamento no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp.
Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua XV de Novembro, 1.157 ??? Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.
Caminhada Rede RosaNo próximo sábado (5) a Rede Feminina de Combate ao Câncer promove mais uma edição da Caminhada Rede Rosa. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, Unimed, Trevilub Lubrificantes, Rede Pratika de Farmácias e PoupSaúde. A concentração será, às 15 horas, no Parque Araçariguama. A saída dos participantes acontecerá às 16 horas. A venda de camisetas ocorre na sede da Rede Feminina. Informações pelo telefone: (19) 3455.2303.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE