Prefeitura de Sumaré intensifica ações de combate à dengue

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações de combate à dengue em todo o Município. Nessa semana a nebulização continua no Bairro João Paulo II e Jardim das Palmeiras, e o bloqueio de criadouros aconteceu nesta quarta (13) no Parque Virgílio Viel. As equipes do Controle da Dengue fazem a aplicação nos bairros com mais casos. Os agentes de endemias verificam os quintais, aplicam larvicida (quando necessário) e retiram criadouros inservíveis. Os moradores contam também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito.

Esse bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da doença. Porém, é fundamental a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam. ???Não podemos descuidar e, nesse momento, em que também estamos atentos ao coronavírus, contamos ainda mais com o apoio da população. ?? muito importante que todos adotem as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. Somente juntos podemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade???, disse o prefeito Luiz Dalben.

Bom destacar que a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré está utilizando um novo inseticida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya: o Cielo-ULV (combinação de Praletrina e de Imidacloprida). Após ser aprovado pelo Ministério da Saúde, o produto foi disponibilizado a todos os municípios paulistas pela Secretaria Estadual da Saúde, por ser indicado para o controle de fêmeas adultas do mosquito em áreas com transmissão da dengue.

Os técnicos do setor receberam treinamento especial da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para manusear o produto. A capacitação aconteceu em Sumaré, na EMEF Antonieta Cia Viel, e contou também com equipes dos municípios de Hortolândia, Santa Bárbara, Piracicaba e Campinas.

Até o momento, Sumaré registrou 995 notificações de casos de dengue. Desse total, 443 casos positivos e 25 estão sendo investigados.

Cemitério

Os agentes de endemias do Controle da Dengue e os fiscais sanitários realizaram no domingo (10), Dia das Mães, atividades de combate à Dengue no Cemitério da Saudade ??? paralelo às ações para evitar a propagação do coronavírus. A equipe retirou os plásticos das plantas para impedir focos e orientou a população a respeito da necessidade de manter o controle do mosquito Aedes Aegypti. Os fiscais também orientaram quanto à necessidade do uso da máscara e ajudaram no controle da entrada evitando aglomerações. Houve ainda a higienização das mãos dos visitantes com álcool em gel na saída do cemitério.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE