Prefeitura de SB não vai contratar pediatras

Em resposta ao requerimento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre a contratação de médicos pediatras para atendimento nos prontos-socorros municipais, o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, informou que não consta no planejamento da Secretaria de Saúde a contratação desse especialista para este ano.

A Prefeitura informou que os atendimentos da especialidade pediatria estão inseridos em contrato celebrado com o Hospital Santa Bárbara com vigência até junho de 2016. Atualmente, atendem a população na Rede Municipal de Saúde, oito médicos pediatras e cinco médicos generalistas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece 20 profissionais de pediatria para cada 100 mil habitantes. Nesse caso, Santa Bárbara precisaria de 38 pediatras. 
Quanto ao número de atendimentos realizados em crianças de até 12 anos nos prontos-socorros nos últimos cinco anos, a Prefeitura informou apenas os atendimentos realizados entre junho de 2014 e setembro deste ano. No Pronto-Socorro Dr. Afonso Ramos, foram feitos 21.886 atendimentos, uma média mensal de 1.367. Já no Pronto-Socorro Dr. Edson Mano, o total de atendimentos foi de 24.638, com média mensal de 1.539.
Desde que assumiu seu mandato de vereador, Dr. José vem reivindicando a contratação de pediatras nos PSs da cidade, uma vez que essas unidades de saúde não dispõem de atendimento desses especialistas, o que garantiria um cuidado especial no atendimento às crianças.
???A presença de um pediatra no pronto-socorro é imprescindível, pois ele é especialista em criança; e criança não é um adulto pequeno. Em uma urgência ou emergência, é fundamental a presença desse especialista. Mesmo tendo convênio com o Hospital Santa Bárbara, a distância do PS Afonso Ramos é grande???, afirma Dr. José. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE