Prefeitura de Nova Odessa sedia reunião do Consimares

O Auditório do Paço Municipal de Nova Odessa sediou nesta quinta-feira (20) uma reunião de técnicos das prefeituras da região que compõem o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas). A abertura do evento foi feita pelo prefeito da cidade, Claudio José Schooder, o Leitinho.

Na pauta, a apresentação de um estudo jurídico para adequar os sistemas de coleta e destinação de resíduos dos municípios consorciados às regras do Novo Marco Regulatório do Saneamento, o início da revisão do Plano Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e a apresentação de tecnologias e modelagens para um futuro sistema de tratamento regional do lixo.

“Obrigado pela presença de cada um de vocês, fico muito contente de sediar em Nova Odessa essa reunião do Consimares – que está sediado aqui. As portas estão abertas para as reuniões do Consórcio, e o corpo técnica da Prefeitura de Nova Odessa está sempre à disposição de vocês, principalmente das secretarias de Meio Ambiente e de Obras”, diz Leitinho.

“Para o nosso município, é muito importante essa parceria das cidades da nossa região neste tema dos resíduos sólidos. É um projeto de longo prazo, mas que vai ser fundamental para o futuro das nossas cidades, e Nova Odessa só tem a ganhar com sua participação no Consórcio”, acrescenta.

Legislações

Segundo o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, e o secretário Executivo do Consimares, Fábio Orsi, as sete prefeituras terão que adequar suas legislações ainda neste ano ao novo Marco Regulatório. “A principal medida é dar sustentabilidade aos sistemas de coleta e destinação municipais, atendendo à legislação e aos órgãos de controle externo”, apontou Ravagnani.

“A partir desta reunião, os técnicos das sete prefeituras vão dar início à revisão do Plano Intermunicipal, durante a qual vão ser definidas as novas diretrizes e metas para atender às novas diretrizes da legislação federal. Vamos apresentar em breve um plano de trabalho, e a partir disso dar continuidade ao planejamento”, completou o superintendente.

O Consimares é formado pelos municípios de Elias Fausto, Capivari, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré e foi criado em 22 de janeiro de 2009, tendo como principal objetivo compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbano.

O Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas comemorou no último dia 22/01 seus 12 anos de fundação, em um encontro em Sumaré. No mesmo dia, houve eleição da presidência para o biênio 2021/2022. O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, foi eleito secretário-adjunto da entidade, presidida pelo prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni.

A mesa diretora ainda é composta pelo prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (vice-presidente), prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (secretário geral), prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini (tesoureiro) e o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (tesoureiro adjunto).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE