Prefeitura de Americana e Dom Bosco juntos em projeto de preservação de abelhas

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Colégio Salesiano Dom Bosco firmaram parceria para a execução do projeto para preservação de abelhas “Vamos polinizar essa ideia”. O prefeito Chico Sardelli, e o secretário de Meio Ambiente Fábio Renato de Oliveira estiveram, na tarde desta sexta-feira (30), na escola para discutirem a ação, que abrangerá toda a população.

“Quero agradecer a acolhida que sempre tivemos no Salesiano. Quando o secretário Fábio me falou com muito carinho desta ideia do projeto fiquei muito feliz. Vejo nos olhos dos alunos a possibilidade das crianças serem as autoras e incentivadoras dessa ideia em respeito ao Meio Ambiente. Podem contar com a gente, com o apoio da prefeitura para replicarmos este projeto em toda a cidade”, disse o prefeito de Americana Chico Sardelli.

O secretário de Meio Ambiente explicou que as equipes de educação ambiental vão receber instruções para replicar o projeto na cidade. “Será criada a Vila das Abelhas nas dependências da Secretaria do Meio Ambiente e, por meio da Secretaria de Educação, o tema poderá ser inserido junto aos alunos e professores, focando na educação para conservação. Serão destinados locais públicos para instalação de iscas e enxames, como parques e praças, e vamos incentivar a população a adotar uma colmeia nas residências”, adiantou Fábio.

O padre Aramis Biaggi, diretor geral do colégio, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura. “O projeto de reprodução e preservação das abelhas para a polinização vai deixar a cidade mais bonita e fazer de Americana uma cidade melhor. Agradecemos ao prefeito Chico Sardelli pela parceria, para levar adiante e ampliar esta ação”, disse.

A ideia do projeto foi discutida no último dia 22, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, com representantes do Colégio Dom Bosco, Paula Parolin, educadora educacional, e Bianca Moro Carlstron, professora e bióloga, embaixadoras do projeto que começou no primeiro semestre deste ano na escola. De acordo com elas, o movimento que surgiu no colégio busca, com a criação de pequenos meliponários urbanos e divulgação de informações, trabalhar a preservação e manutenção de espécies de abelhas sem ferrão dentro da cidade.

O objetivo é aumentar a população das abelhas, que estão ameaçadas de extinção, preservando as espécies da região, como a Jataí, Mandaçaia e Arapuá, mocinha branca, mirim preguiça, entre outras, que têm uma importante função de polinização no meio ambiente. A Unicamp está incentivada em realizar o projeto no campus da Universidade, segundo as educadoras.

No encontro desta sexta-feira, foram entregues aos participantes do projeto Certificados de Ações de Sustentabilidade e Proteção do Meio Ambiente aos alunos e educadores do Colégio Dom Bosco. A escola foi representada pelos alunos Théo Cardoso Lusvordes, Pedro Henrique Buzinaro e Agnes Donaire dos Santos Chaves. As educadoras Paula e Bianca também receberam os certificados, assim como a diretora pedagógica, Patrícia Albieri Guidolim.

O projeto do Colégio Dom Bosco está inscrito nos concursos do Cristivos da Escola e no Rainforest. No Criativos da Escola, um programa do Instituto Alana e faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo.

O Rainforest Kids Challenge (Desafio da Floresta Tropical para Crianças) é aberto para todas as crianças e adolescentes que estão comprometidas com ações práticas a fim de salvar e proteger nossas florestas, que estão em risco devido à mudança climática e à devastação generalizada da ecologia. Qualquer grupo de estudantes pode fazer parte do desafio mesmo que não tenha acesso direto a uma floresta em seu território, desde que esteja mobilizado a agir e resolver qualquer problema que tenha impacto direto ou indireto na floresta.

Participaram do encontro no Colégio Dom Bosco, o secretário adjunto de Governo, Márcio Leal, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Neto Franzatto, Andréa Gonçales, representando Meio Ambiente, entre outros convidados.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE