Edit

Prefeito e vice abrem curso para 80 horticultores

O prefeito Chico Sardelli, o vice-prefeito Odir Demarchi e o secretário de Meio Ambiente Fábio Renato de Oliveira abriram, na manhã desta quinta-feira (25), o Curso de Capacitação para Horticultores e Agricultores, promovido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com apoio do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Cerca de 80 pessoas estão participando da atividade, até o final da tarde desta quinta-feira, na Horta da Avenida Amizade, 290, Jardim Bazanelli.

“Parabenizo a Secretaria de Meio Ambiente pela iniciativa, o SENAR e o SEBRAE, a todos os envolvidos no desenvolvimento desta atividade de hoje. Desejo que tenham um dia produtivo, de conhecimento, para aprimorar ainda mais o trabalho tão importante que os horticultores, produtores rurais e agricultores desempenham em nosso município. A prefeitura está de portas abertas ao diálogo e para ações que oferecem oportunidades de capacitação a todos os trabalhadores. Eu, o Odir e o secretário Fábio estamos à disposição de vocês, das famílias que trabalham dia a dia, contribuindo para o crescimento da nossa cidade”, disse prefeito Chico Sardelli.

O vice-prefeito Odir ressaltou a importância da capacitação e do trabalho executado pelos horticultores no município. “Nós valorizamos muito o trabalho de vocês e eu, o prefeito, a Administração Municipal incentivamos todas as atividades que possam gerar emprego e oportunidades de qualificação.  Reencontrei amigos de infância aqui e me emocionei porque relembrei dos tempos em que meu pai tinha uma horta. Por isso, sei das dificuldades para manter este tipo de trabalho no dia a dia, faça chuva, faça sol. É importante esta proximidade com os horticultores para a troca de experiências, para que possamos melhorar ainda mais o que temos em nosso município”.

As capacitações e cursos para o aprendizado e aprimoramento dos trabalhos foram destacadas pelo secretário de Meio Ambiente. “Cada vez mais, estamos em busca de aprimorar os trabalhos junto aos horticultores, com todo o apoio do prefeito e do vice. Vamos buscar o retorno da Casa da Agricultura na cidade e parcerias para desenvolver os projetos em prol de toda a população”, disse Fábio.

Segundo Ricardo Luiz Poli, coordenador técnico do SENAR, os participantes do curso terão “um dia de campo” com treinamento e receberão informações de alta qualidade. “Em nome do SENAR, agradeço ao prefeito, vice e secretário de Meio Ambiente e SEBRAE pelo apoio e incentivo para podermos passar o conhecimento aos horticultores”.

O instrutor e engenheiro agrônomo, Diego Mendes, abordará os temas sobre os benefícios da produção orgânica, principais técnicas da aquaponia, dicas para potencializar a comercialização direta e atingir novos mercados e técnica HQI Homeostase Quântica Informacional e como os alimentos podem curar.

Durante a capacitação, foi realizado um plantio de ipê branco, árvore símbolo do município e do projeto de Horticultura Urbana, na área cedida para o evento, com o apoio do horticultor Julio César Carbonari, que será o padrinho e responsável pela manutenção da árvore.

O evento também contou com a exposição da Maquete Sustentabilidade, para conscientização sobre a importância do descarte correto de materiais, da coleta seletiva e dos ecopontos. Também foram distribuídas sementes de girassol aos participantes.

Participaram do evento, a diretora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, Kátia Birke, diretor da Unidade de Praças e Jardins (UPJ), Antonio Donizetti de Paula, o secretário adjunto da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv), Pedro Peol, os secretários adjuntos Neto Franzatto e Dener Chimelli, o chefe de departamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), Eurípedes Fante Raymundo, Marilza Gomes, do setor de Hortas Urbanas, o vereador Marcos Caetano, Maurício Perissonoto, diretor da CATI Regional Piracicaba, Tiago José Cavalheiro, assistente agropecuário da CATI, Sérgio Diehl Lacati, Jonas Vitti, gerente de Meio Ambiente da empresa Suzano, Olívia Gomez, Henrique Polli e Marcelo Xavier, representantes da empresa Suzano, representantes da Guarda Municipal e da Sicredi, entre outros convidados e apoiadores.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE