Pref. recebe dirigente em saneamento de Israel

O prefeito de Nova Odessa, Bill, recebeu nesta quarta-feira em seu gabinete a visita do gerente de operações da empresa Mekorot, Alon Lev, responsável pela área da Galileia e considerada a principal companhia de saneamento em Israel. Durante o encontro Bill, que é presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), foi convidado para participar da Watec Israel, uma conferência internacional sobre tecnologias da água que acontece em setembro e que reunirá líderes de indústrias e gestores públicos de todo o mundo.

Durante o encontro, eles conversaram sobre investimentos em recursos hídricos e os diferentes valores conferidos à água nos países, com as tecnologias empregadas. O prefeito destacou algumas das ações de sustentabilidade hídrica desenvolvidas na cidade e também o trabalho realizado frente aos consórcios e agradeceu o convite para integrar a delegação brasileira que participará da Watec Israel. “Fico orgulhoso em poder levar o nome de nossa cidade e representar o País com as ações desenvolvidas no Consórcio PCJ e no Consimares”, afirmou.
Bill ressaltou que a cidade superou a crise hídrica graças a um audacioso projeto de desassoreamento, que aumentou a capacidade de reserva das represas. Ele lembrou ainda que o Município conta com um projeto modelo de recuperação de nascentes e que também tem investido na troca de tubulações para redução do índice de perda de água tratada na cidade. “Em Nova Odessa temos ótimos exemplos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente”, disse.
O gerente israelense explicou ao prefeito que os principais focos dos recursos hídricos em Israel são o combate às perdas, a dessalinização e o reuso. “A perda de água tratada está em 3% na nossa área de atuação”, disse. Segundo ele, dos cerca de 2 bilhões de metros cúbicos de água que Israel necessita, a Mekorot produz aproximadamente 1,5 bilhão.
Durante sua passagem por Nova Odessa, o dirigente de Israel visitou também a ETE Quilombo, local responsável por tratar 100% do esgoto doméstico da cidade. O gerente-químico José Hilário Pessoa, da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, acompanhou o colega estrangeiro na visita monitorada.
Alon também conheceu, junto do superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, um dos pontos de descarte de materiais recicláveis em Nova Odessa, o LEV (Local de Entrega Voluntária), instalado na Praça Central José Gazzetta.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE