Pref. promove curso de uso e preparo de plantas medicinais

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promoveu o segundo módulo do “1º Curso de Formação em Cultivo e Uso de Plantas Medicinais e Aromáticas” nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) na Secretaria de Educação. O objetivo foi que os participantes saibam reconhecer, utilizar e preparar as plantas medicinais para aproveitar suas propriedades da melhor maneira. Os encontros reuniram mais de 100 pessoas que utilizam ou pretendem utilizar a prática nas escolas e instituições.

Nesta quinta-feira (4), a Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães, da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/UNICAMP, e Karla Amaral, da Cozinha Medicinal, deram orientações sobre origem, parte usada, indicações de uso e preparo de plantas. O intervalo contou com degustação de pão de bertalha, torta de ora pro nobis, bolo de moringa e patês de manjericão e jaboticaba.

Na segunda parte do encontro, os participantes puderam se inscrever para algumas das oficinas que foram oferecidas de maneira simultânea, sobre chás, xaropes, óleos medicinais, gel e supositório de babosa, torta de ora-pro-nobis e bolo de moringa.

O professor Dr. Lindolpho Capellari Junior, da ESALQ/USP, ministrou palestra sobre reconhecimento botânico das plantas medicinais na sexta-feira (5), com aula interativa nas quais várias espécies puderam ser conhecidas e avaliadas em exposição.

O Curso foi realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e DAE (Departamento de Água e Esgoto). A iniciativa contou com o apoio da ESALQ/USP, da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/UNICAMP, Voluntários da Cozinha Medicinal de Santa Bárbara, do CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da EMEFEI “Maria Augusta C.C. Bilia”.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE