Pref. lança sistema anti desastre por SMS

A Defesa Civil Estadual lançou na semana passada, dia 16, um programa que irá enviar SMS (mensagem de texto no celular) para a população, alertando sobre riscos de desastres naturais, como tempestades, chuvas fortes, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos. Para se cadastrar no sistema, o morador deve enviar gratuitamente um torpedo para o número 40199, com o CEP de sua residência. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Desta forma, o programa auxiliará nas ações preventivas da Defesa Civil Municipal, a fim de evitar ou minimizar danos que possam vir a ocorrer devido a eventos meteorológicos.
A Defesa Civil de Sumaré concluiu recentemente um Plano de Ações Contra Enchentes, que mapeia 27 áreas de riscos na cidade. ???Essas áreas já foram cadastradas pela nossa equipe no sistema, para que a Prefeitura também receba os alertas. No entanto, solicitamos que os moradores, sejam de áreas ribeirinhas ou não, também façam este cadastro. ?? importante para adotarmos medidas preventivas, como não se arriscar no trânsito, buscar um local seguro, longe de árvores e postes, desligar aparelhos da energia elétrica, entre outras medidas que garantem a nossa segurança e também evitam danos materiais???, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Segundo o superintendente da Defesa Civil de Sumaré, Carlos Eduardo Vicente, os avisos por SMS vão complementar as informações recolhidas pelo órgão na Estação Hidrológica Municipal, instalada no Ribeirão Quilombo para medir o nível do rio e identificar riscos de cheias, e na Estação Meteorológica Automática do Horto Florestal, que mede direção e velocidade do vento, temperatura, umidade relativa do ar e índice pluviométrico. ???Este alerta da Defesa Civil Estadual é mais uma ferramenta para nos auxiliar na análise das condições climáticas no município, de forma que possamos adotar medidas preventivas com relação a possíveis desastres naturais. Essa comunicação direta com a população pode salvar vidas???, disse.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE