Pref. inicia Grupo de Pais de Alunos com autismo

Os pais dos alunos autistas que estudam nas escolas municipais puderam trocar experiências e expor expectativas em encontro realizado na última semana na Secretaria de Educação. O “Grupo de Pais de Alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista)” é inédito na Rede Municipal de Ensino e tem o objetivo de acolher e auxiliar nas dificuldades enfrentadas no dia a dia. As reuniões serão mensais.

O Grupo, organizado pelo Setor de Educação Especial e de Psicologia da Secretaria de Educação, reuniu os pais pela primeira vez na quinta-feira (25) para acolhimento, apresentação de equipe e definição de temas dos próximos encontros. Os assuntos sugeridos foram legislação, medicação e mais conhecimentos sobre o TEA, entre outros.

A iniciativa de criar o Grupo surgiu após análise da equipe como um diferencial no desenvolvimento dos alunos, além de relacionamento e vínculo com a família. A Rede Municipal de Ensino atende 88 alunos com TEA por meio de práticas inclusivas com 35 professores especializados, atividades na Sala de Recursos e Acolhimento da Equipe Escolar.

O TEA é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes geralmente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizagem e capacidade de adaptação. O diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação médica e multidisciplinar.

Encontro

Em setembro, a Prefeitura promoveu o “III Encontro: Autismo e Atendimento Educacional Especializado”, reunindo no Teatro Municipal “Manoel Lyra” mais de 500 educadores entre professores, monitores, coordenadores e apoios pedagógicos na temática do TEA, que puderam conferir as boas práticas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE