Pref. faz ‘recicla’ na av Estados Unidos

Como parte das ações de limpeza e conscientização para uma cidade mais saudável, a equipe do Programa de Coleta Seletiva, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) da Prefeitura de Americana, está realizando um trabalho especial na região da Gruta Dainese. Na avenida Estados Unidos, os funcionários estão capinando, limpando, recolhendo materiais recicláveis, com reaproveitamento de material orgânico para compostagem.

Segundo o coordenador do programa, Eurípedes Fande Raymundo, paralelamente ao trabalho de mutirão de limpeza que está sendo realizado na região, uma ação específica está sendo promovida com o reaproveitamento de folhas na pista de caminhada e na avenida Estados Unidos, representando 95% do material recolhido no local. ???Estamos recolhendo as folhas das árvores para o reaproveitamento deste material orgânico, que se decompõe, torna-se um composto e volta para o solo, beneficiando a plantação, além de proporcionar economia com as embalagens (sacos de lixo) que seriam utilizadas para recolher este material???, explicou.
O restante dos materiais recolhidos na área, como plástico, papel, alumínio, entre outros recicláveis, são encaminhados para cooperativas de reciclagem da cidade. A região da Gruta, abrangendo os bairros Morada do Sol, Parque das Nações, São Roque e Vila Dainese, recebe a coleta seletiva às quintas-feiras, a partir das 7 horas.
A população é orientada a disponibilizar as sacolas de materiais recicláveis somente a partir das 7 horas, neste dia da semana, e colocá-las, de preferência, próximas aos portões para evitar que outras pessoas recolham. ????? importante que os moradores entreguem os materiais para a equipe da prefeitura, pois serão destinados às cooperativas de reciclagem???, alertou o coordenador do Programa de Coleta Seletiva.
As sacolas ecológicas são distribuídas gratuitamente à população para uso na coleta seletiva. A requisição pode ser feita na Unidade de Limpeza Pública, pelo telefone 3405-9444.
A prefeitura recolhe cerca de 120 toneladas de materiais recicláveis mensalmente. O secretário da SOSU, Adriano Alvarenga Camargo Neves, destacou a participação da população na coleta seletiva da cidade. ???Os moradores são conscientes do trabalho e colaboram  bastante, sendo que 70% da população separa os recicláveis para a coleta. Estamos investindo no programa e na conscientização, com ações em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação. Hoje a coleta seletiva atinge 98% do município e reduziu o envio de material ao aterro, gerando economia ao município,emprego e renda para as cooperativas. Ainda existem os catadores informais que recolhem cerca de 380 toneladas mensais de materiais recicláveis???, concluiu.   

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE