Pref estuda jeito novo de enterrar você

A Administração dos Cemitérios da Saudade e Parque Gramado está mobilizando diversas ações para implementar melhorias em procedimentos funerários, como medidas para tratamento do necrochorume nos sepultamentos e utilização de embalagens especiais para acondicionamento de restos mortais. O objetivo é evitar a contaminação do solo e tratar com respeito os restos mortais, segundo o subsecretário e responsável pelos cemitérios, Moacir Romero.
“São medidas que discutimos e apresentamos para implantação, tendo em vista a importância da adoção destas ações no município. As embalagens são sacolas que receberão os restos mortais, em caso de exumações, pois hoje são acondicionados em sacos de lixo. Acreditamos que seja uma questão de respeito aos familiares e trata-se de material que não prejudica o meio ambiente”, explicou Romero. A compra das embalagens já está em fase de licitação e permitirá o acondicionamento do material, com identificação de nome e maior resistência. A medida é uma prática em uma série de cidades e, em Americana, irá solucionar uma questão que no passado gerou confusão no processo de identificação e chegou a ser alvo de investigação.
A necessidade de conter o necrochorume, que é a liberação de componentes tóxicos durante o processo de decomposição do corpo, também está sendo tratada pela prefeitura. “Estamos propondo uma norma para estabelecer junto às funerárias sobre a implantação de um procedimento que permita ser utilizado, como um componente, um invólucro ou manta, para impedir que o necrochorume contamine o solo e traga riscos à saúde da população”, disse o subsecretário. O material definido foi submetido à análise das Pastas e nesse momento é avaliado, tanto em relação à viabilidade quanto em relação à efetividade da medida. A forma de aplicação da medida também está sendo submetida à avaliação da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e do Gabinete do prefeito Omar Najar.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE