Pref, DAE e Sinditec discutem saída pra ETE Carioba

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Carioba receberá obras de reforma com a finalidade de melhorar a sua eficiência operacional. O projeto será desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Americana, o Departamento de Água e Esgoto e o Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré (Sinditec). O projeto foi tema do encontro ocorrido nesta sexta-feira (29) entre representantes do DAE e Sinditec com o prefeito Omar Najar, no gabinete.

O projeto da reforma deve-se à necessidade de melhorar a eficiência no tratamento de efluentes na estação localizada na confluência do Ribeirão Quilombo com o Rio Piracicaba. “Primeiramente será feito um diagnóstico do sistema, com o qual, será possível determinar os novos parâmetros de tratamento, as obras necessárias e os valores do investimento”, disse o diretor do DAE, Leandro Zanini.
Os empresários apresentaram o cronograma de atividades da empresa contratada e  solicitaram ao prefeito Omar Najar a sua anuência, estabelecendo entre a Prefeitura,  DAE e empresários o compromisso para concretização do empreendimento.
Construída há 28 anos, a ETE contou com poucas atualizações técnicas nesse período. “Os registros indicam que os índices de eficiência no tratamento oscilam entre 25% e 40%. O projeto de reforma da ETE tem como objetivo melhorar as condições técnicas do sistema e ampliar a eficiência para atender a legislação atual, que prevê a redução de 80% da carga poluidora”, explicou.
O prefeito declarou que há disposição e interesse do município na parceria para viabilizar o projeto. Após a finalização dos estudos técnicos e financeiros, o Executivo enviará um projeto de lei à Câmara Municipal para restabelecer os termos do convênio.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE