Pref. AM lança programa de apoio ao Nai

A prefeitura de Americana lançou nesta manhã o Programa Municipal de Atendimento às Medidas Socioeducativas, que atenderá adolescentes autores de atos infracionais e em conflito com a lei, no núcleo de Atendimento Integrado – NAI Americana. O programa prevê a execução de várias atividades sociais, educativas, esportivas, entre outras ações integradas que serão desenvolvidas entre o Poder Público, Poder Judiciário, Ministério Público, assistência social, saúde, educação, trabalho, habitação, cultura, esporte e lazer.

Para o prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), por meio do Programa o município dá um passo importante no atendimento das políticas públicas de garantia de direitos e da rede de atendimento público. ???A implantação do Programa vai ampliar o acesso dos adolescentes às políticas públicas e permitir que tenham uma nova oportunidade de realização pessoal. Além de todas as possibilidades que este programa oferecerá, estou enviando um projeto de lei à Câmara Municipal para que vocês (adolescentes) possam fazer um estágio remunerado na prefeitura e tenham oportunidade real de emprego???, anunciou Diego.

A secretária de Ação Social, Talitha De Nadai (PCdoB), explicou que o município vai trabalhar as medidas socioeducativas para a inclusão dos adolescentes em conflito com a lei e em risco social, promovendo a inserção no mercado de trabalho, o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário. ????? um projeto inovador que vai fazer a diferença, pois tem um olhar especial para estes adolescentes. As ações programadas buscam a não estigmatização do adolescente autor de ato infracional e a conscientização da sociedade para mudança de visão no que diz respeito à exclusão.

Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa, ressaltou o trabalho realizado no NAI Americana nos últimos oito anos e as ações para a melhoria das medidas socioeducativas e a questão da prevenção à violência. Segundo ela, em 2005, eram 5.600 jovens internos no Estado e, atualmente, são 9 mil internos e 600 em semi-liberdade.

Ações e atividades do Programa

De acordo com a coordenadora municipal do NAI Americana, Maria Elizabeth Capucini, entre as ações e atividades que serão realizadas e incrementadas por meio do programa estão a instalação de computadores para a Inclusão Digital, capacitação para a inserção ao mercado de trabalho com o Time do Emprego, oficinas culturais, como Percussão, Teatro, Capoeira, Canto Popular e Artes Visuais, cursos de qualificação profissional, atendimento de saúde e programas de prevenção, oportunidades de emprego na prefeitura com bolsa auxílio, incentivo das empresas com o lançamento do selo ???Empresa Amiga???, entre outras.

Cada secretaria de Americana irá oferecer aos jovens toda assistência necessária de acordo com suas finalidades.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE