Por que terrorismo?, por O D’Ambrosio

Entender as motivações de ações terroristas matarem pessoas inocentes, sem engajamento algum é um desafio que nos ajudaria a compreender melhor a imperfeita raça humana. Assistir ao filme “Atentado ao Hotel Taj Mahal”, de Anthony Maras, é um passo nesse sentido.

Não é que a obra traga respostas, mas ela, ao enfocar a ação, em 2008, de um grupo islâmico, que resultou em 12 ataques na Índia com um saldo de 144 mortos e 300 feridos, traz elementos de reflexão, principalmente pela frieza cirúrgica como essas mortes ocorreram, na estação de trem, em bares e num luxuoso, em Mumbai
O centro do filme é justamente o Hotel Taj Mahal, em que estrangeiros nunca poderiam esperar um ato terrorista. Graças à ação de um grupo de funcionários, que mostraram toda sua valentia, a tragédia não foi ainda maior. Nesse sentido, é curioso observar como alguns hóspedes manifestam seu preconceito contra garçons ou gerentes locais, não confiando neles.
A cena principal nesse sentido é a do eficiente ator Dev Patel, inesquecível por “Quem ser quer um milionário?”, explicando a um assustada senhora o que significa o seu turbante e como está pronto inclusive a retirá-lo se isso for essencial para manter a calma entre um grupo ameaçado de morrer a qualquer momento.
O filme como um todo mantém o clima de suspense e se torna importante para mostrar, como, em momentos de crise, é necessário ter sangue frio e, ao mesmo tempo, espírito decisório, para enfrentar situações inesperadas, que fogem ao planejamento. ?? o caso do terrorismo, algo que pode ser previsto e prevenido em alguns momentos, mas cuja força destruidora nos envergonha de sermos humanos.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE