Por Consimares, Bill vai a Brasília

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) foi representado pelo presidente e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, em reunião com o presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Ronaldo Oliveira, na quarta-feira (27), em Brasília. O objetivo foi tratar da revisão do Plano Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos. Também participaram da reunião o deputado federal, Enrico Misasi, o prefeito de Madre de Deus (Bahia), Jeferson Andrade, e a prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, que também presidem consórcios nas suas regiões.
“O plano é uma importante ferramenta de gestão e precisa de atualização constante, obrigatória por lei. Uma coisa que precisa contemplar, por exemplo, é a questão da logística reversa para podermos cobrar os deveres dos fabricantes e importadores. A logística reversa cobra do fabricante a reciclagem do material que ele produz e seu descarte correto. Hoje essa conta é paga pelos municípios de forma totalmente injusta”, afirmou Bill.
A Funasa aprovou, recentemente a destinação de R$ 1,7 milhão para a revisão do plano do Consimares, que engloba as cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Hortolândia. Outros consórcios também foram contemplados. Um Acordo de Cooperação Técnica assinado junto ao Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), permitiu a conquista da verba. “Precisamos
CURSO. O Consimares também participou de um programa de treinamento para a elaboração e implementação de planos de gestão integrada de resíduos sólidos, em Brasília, de 25 a 27 de fevereiro. Apenas 12 municípios em todo o Brasil foram selecionados para participar. O superintendente do consórcio, engenheiro agrônomo Valdemir Ravagnani destacou que o programa é fruto de uma parceria entre a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e a Sepa (Agência de Proteção Ambiental da Suécia), com base no modelo de gestão sueco.
CONTAS APROVADAS. O conselho fiscal do Consimares se reuniu na manhã desta sexta-feira (1º) para apreciação das contas do exercício 2018. Segundo o vereador Jesus Gomes, de Monte Mor, “estava tudo na mais perfeita ordem, sendo que as contas foram totalmente aprovadas”. Após a reunião, os conselheiros se encontraram com o presidente Bill, que anunciou a necessidade de atualização do plano e a aprovação da verba para início dos trabalhos.
“Estamos apenas aguardando a liberação do dinheiro por parte da Funasa. Nosso plano de gestão deverá ser dos mais modernos, contemplando a logística reversa e apontando melhores caminhos para os resíduos sólidos das cidades contempladas pelo Consimares”, disse ele.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE