Políticos de Americana não terão aumento 2021-2024

 Políticos de Americana não terão aumento 2021-2024

Os vereadores de Americana votaram nesta terça-feira – em sessão extraordinária – os projetos que fixam os subsídios dos agentes políticos da cidade para o pleito 2021-2024. 
Após grande polêmica pelo aumento proposto – repondo a inflação dos últimos quatro anos – o presidente da casa, Luiz da Rodaben (PP) colocou uma emenda em que congela os valores, ou seja, os agentes políticos receberão os mesmos salários pelos próximos quatro anos. A propostas foram aprovadas juntamente com as emendas. 
A discussão foi fervorosa entre alguns vereadores. Padre Sérgio (PT) e Odir Demarchi (PL) disseram que votaram contrário por acreditarem que não é o momento nem de discutir os projetos. Vereadores mais experientes como Alfredo Ondas (MDB), Pedro Peol (PV) e Luiz da Rodaben (PP), explicaram sobre a obrigação de fixar os subsídios. 
A discussão chegou ao ponto do presidente precisar ler a lei orgânica do município e a Constituição Federal. “Estamos tratando desse assunto porque é obrigação. A constituição nos obriga”, disse Rodaben. 
O vereador Kim (MDB) também criticou a posição de alguns vereadores por terem votado contrariamente. “Votar ‘não’ só para fazer bonito, é feio”, disse Kim. 
Os vereadores são obrigados pela Constituição Federal e Lei Orgânica do Município a fixar os subsídios dos agentes políticos da cidade para os próximos quatro anos. Eles devem votar a fixação em até 180 dias antes das eleições. O prazo vence no início de abril. 
As propostas ainda serão votadas em segunda discussão nos próximos dias. 

Relacionados

Leave a Reply