Plano de saúde obrigado a fornecer testes de covid-19

Por decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), agora todo planos de saúde é obrigado a fornecer testes de covid-19 para seus clientes. O procedimento foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que é a lista mínima de exames, consultas e cirurgias que os planos de saúde precisam fornecer.

O exame que deve ser disponibilizado é o teste sorológico IgG, que detecta a doença medindo os anticorpos que o corpo produz. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse tipo de teste mostra o resultado entre 10 e 30 minutos e detecta se a pessoa já teve o novo coronavírus.

Os testes devem ser disponibilizados pelos planos de saúde a partir do oitavo dia após o início dos sintomas. Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo vírus também tem direito de receber o teste.

A obrigatoriedade não vale para quem já teve um resultado positivo para covid-19 ou para quem fez outro teste há menos de uma semana.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE