Plano de Mobilidade Urbana é aprovado na Câmara de Nova Odessa

“É um momento histórico para Nova Odessa. O município ter o seu primeiro Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que traz uma mudança de paradigma: prioriza as pessoas em detrimento dos veículos”. Assim o vereador Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (PSDB), definiu o projeto da Prefeitura de Nova Odessa aprovado na sessão da Câmara desta semana com a inclusão de 14 emendas. O PlanMob é resultado de várias audiências públicas, sugestões populares e a união de forças.

O projeto foi elaborado pela Prefeitura levando em conta os debates com diferentes segmentos da sociedade e agora teve melhoramentos e o aval no Poder Legislativo. Houve a realização de audiências nas quatro regiões do município, abertas à participação de toda a população. Depois, a Câmara também promoveu encontros públicos para ouvir e dialogar com a comunidade.

Enquanto tramitava no Legislativo, o Projeto de Lei Complementar nº 4/2019 recebeu 16 emendas elaboradas por vereadores, das quais 14 foram aprovadas nas últimas semanas. Com isso, houve a inserção de obras e sugestões de melhoras propostas pelos vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), Tiago Lobo (PV), e o presidente Vagner Barilon (PSDB).

São adequações e prolongamento de vias urbanas, implantação de ligações em ruas, plano de revisão das linhas de ônibus existentes, a composição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, a definição de polos geradores de tráfego, a ampliação de vagas de estacionamento na área central, a padronização de calçadas, implantação de semáforos acessíveis e as ciclovias/ciclofaixas.

“É preciso destacar o trabalho iniciado com o (secretário-adjunto de Finanças da Prefeitura) Achille Nicola Fosco nas audiências públicas, que depois encaminhou pra Câmara”, ressalta o vereador Pelé. O líder do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) na Câmara Municipal garante que o PlanMob irá “trazer muitos benefícios” para a cidade. “Pensa e planeja a mobilidade do município”, resume.

Conforme o vereador frisa, o plano programa as ações de modo integrado, com uso e ocupação do território. “Para o município se desenvolver de modo ordenado. É algo de suma importância e muito bem elaborado, contando com a colaboração dos vereadores”, reforça Pelé. “Acima de tudo uma necessidade atual, haja vista que vivemos em uma região integrada como é a de Campinas”, finaliza.

O vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), também elogia a peça do planejamento do município. “Vai orientar toda a mobilidade do município pelos próximos 10 anos”, garante. “Também é possível o município pleitear verbas estaduais e federais para investimentos no setor”, completa Barilon. O projeto retorna nas próximas semanas para ser votado, em redação final, pela Câmara.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE