Parceria Pref Unicamp qualifica prof.s no ensino de ciências

 Parceria Pref Unicamp qualifica prof.s no ensino de ciências

Aprender ciências brincando e de forma permanente. Com este objetivo, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste firmou parceria inédita com o Instituto de Física da Unicamp para promover formação aos professores de Ensino Fundamental sobre a disciplina. O projeto “Brincando e Aprendendo Ciências” foi criado para aguçar a curiosidade dos alunos pelo conteúdo e proporcionar conhecimentos para que os professores possam trabalhar a área de ciências de forma agradável e eficaz. O curso começou nesta quarta-feira (19), na Secretaria de Educação e envolveu mais de 150 participantes.

O conteúdo da formação “Brincando e Aprendendo Ciências” foi desenvolvido para preparar os professores a elaborar conteúdos e situações a serem aplicadas aos alunos permitindo que eles passem por experiências e brincadeiras simples, com o intuito de os conhecimentos se tornarem cada vez mais “sólidos” ao longo dos cinco anos do Ensino Fundamental I.

A formação é ministrada pela Professora Dra. Gabriela Castellano, com pós-doutorado na Unicamp, doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Londres e mestrado em Física pela USP e, também, pelo professor Dr. Fernando Paixão, pós-doutorado pela Joint Institute For Laboratory Astrophysics, e doutorado e mestrado em Física pela Unicamp.

“A gente fica muito honrado com a escolha da Unicamp em firmar parceria desta qualificação tão importante com Santa Bárbara d´Oeste, dentre as 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Nossos alunos terão um grande diferencial de aprendizagem em ciências e de maneira leve, lúdica e cativante, com a intenção de despertar nas crianças aquele ímpeto do olhar científico e crítico a respeito do que se observa e aprende”, disse o prefeito Denis Andia.

O prefeito destacou diversos projetos na área de Educação que são referência na região. “Santa Bárbara já tem o diferencial no ensino da língua inglesa, da matemática, nas ações relacionadas à prevenção e orientações na área da saúde, da conscientização ambiental, no pioneirismo da Cidade Mirim de Trânsito, no empreendedorismo dentro das escolas em parceria com o Sebrae e agora a Unicamp, uma das maiores e melhores universidades do mundo, que ajuda a qualificar uma geração de barbarenses”, concluiu.

A carga completa do curso é de 100 horas, sendo 10 horas de encontros presenciais e 90 horas de formação online e desenvolvimento de atividades com os alunos. A formação acontece até novembro sempre às quartas-feiras, nas dependências da Secretaria de Educação.

Relacionados

Leave a Reply