Parceria garante arborização em praça de NO

Uma parceria entre Poder Público, Terceiro Setor e Sociedade Civil garantiu a arborização completa da Praça ‘Pastor Raimundo Moreira Costa’, no Jardim Capuava, em Nova Odessa. Através da Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Parques e Jardins, a Prefeitura envolveu a ONG (Organização Não-Governamental) Young e voluntários no plantio de 20 mudas de espécies nativas, na manhã do último sábado (13).

Inaugurada em outubro do ano passado, a praça conta com academia ao ar livre, playground e tanque de areia para crianças. Localizada na Rua Jequitibás, tem aproximadamente 7 mil metros quadrados e foi totalmente reformulada, incluindo pista de skate, bancos, calçamento especial, iluminação e bebedouros, além de projeto paisagístico completo.
O voluntário Sandro Sella produz em seu próprio sítio mudas de diversas espécies. Ele levou mudas de Jatobá, Embaúba, Ibirá, Cereja-do-Rio-Grande, Aroeira-Pimenteira, Paineira, Angico, Goiabeira, Cabeludinha e Mulungu para o plantio. A maioria das árvores é frutífera, que tanto produz frutas ao consumo humano como atrai fauna de pequenos pássaros. “São belas plantas e que vão trazer conforto, paz e tranquilidade à comunidade”, ressalta Sella.
Já Matheus Grolla Martins, da ONG Young, produz por conta própria adubo para plantios, utilizando restos de vegetais, húmus e calcário. “O objetivo é ajudar a reflorestar todos os locais possíveis, além de aumentar a cobertura vegetal no Município”, destaca. A organização existe há mais de dois anos e é voltada para o desenvolvimento socioambiental e cultural da cidade.
SELO – O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza acompanhou o plantio e auxiliou nos trabalhos. “Além de plantar, é fundamental a manutenção que realizamos para garantir que essas plantas cresçam e tragam qualidade de vida à nossa população, seja melhorando o ar, fazendo sombra ou produzindo frutos”, ressalta. “Agindo assim buscamos manter Nova Odessa com o selo de ‘Município Verde-Azul'”, completa Bill.
Moradora das proximidades da praça do Jardim Capuava, Carmelita Moreira da Silva é um tipo de ‘cuidadora’ do local. “Ajudamos a vigiar e manter bem cuidada essa praça, que foi tão bem feita e ficou bonita demais”, cita. A munícipe conta já ter plantado mudas de pés de manga, mamão e pinha. “A gente morava no sítio e gosta de deixar tudo bonito na nossa praça”, conclui.
A secretária de Meio Ambiente Carla Lucena frisa que é preciso aliar os diversos setores sociais para realizar trabalhos como este. “Contamos com parcerias e colaboradores para promover os plantios. Afinal, o meio ambiente é um compromisso de todos”, reforça. No ano passado, a Secretaria plantou 7.830 mudas, tanto em ações realizadas pela Administração Municipal como parcerias firmadas com empresas.
No início do mês, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de mil mudas em uma APP (Área de Preservação Permanente) no Vale dos Lírios, próxima da Represa Recanto 3. A ação contou com apoio de moradores do bairro, que solicitavam a recuperação da área, formando um ‘cinturão verde’ no entorno de um dos mananciais de abastecimento mais importantes do Município.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE