Paratleta de Americana consegue índice para fase nacional

No último final de semana, o paratleta Jair Porfirio, da Secretaria de Esportes de Americana, participou do torneio da Federação Desportiva para Cegos e foi campeão nas duas provas que disputou (arremesso do peso e lançamento do disco). 
Jair disputou na categoria F40, para pessoas com nanismo. Nessas provas o atleta conseguiu índice técnico para disputar a fase Nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro, que será realizada no final do mês de junho, em São Paulo. Jair ainda detém os recordes das Américas nas 3 provas que disputa.
“Eu acho difícil alguém bater o recorde de Jair nesta fase nacional. A nossa esperança é ele ir melhorando suas marcas nos próximos torneios. Vamos inscrever o atleta em algumas competições de lançamento de dardo porque ele não tem índice ainda nesta modalidade para a fase nacional. Queremos que Jair participe das três provas ??? peso, dardo e disco ???”, afirmou o técnico da equipe de atletismo de Americana, Andre Zappia. 
Segundo Zappia, Jair treina cinco vezes por semana. Em determinados dias treinos de manhã e à tarde. Ano passado participou do Open Internacional de Atletismo. O torneio era um teste para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Porfirio garantiu duas medalhas (ouro e bronze). 
No lançamento do dardo, prova de sua especialidade, Jair bateu o recorde Sul-americano, 27m14, garantindo a medalha de ouro e o índice B para os Jogos Paralímpicos. Na ocasião Zappia comentou, “esse resultado é a prova que a determinação, o esforço, a garra e o amor ao que faz vale a pena. O Jair conquistou o índice olímpico e o novo recorde brasileiro e das Américas”. 
Apesar de atingir o índice, Jair não chegou a participar do Rio-2016, pois não foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Jair é recordista brasileiro, sul-americano e das Américas nas provas do lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso do peso. Ele possui a segunda melhor marca mundial do lançamento de dardo, na categoria F40 (anões).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE