‘Parada Poética’ Nova Odessa entra no calendário oficial

???Poesia de primeira em uma noite de segunda???. Esse é o lema do sarau literário ???Parada Poética???, realizado uma vez por mês na antiga Estação Ferroviária de Nova Odessa e que na segunda-feira, dia 9, completa sete anos. Na sessão da Câmara realizada esta semana, a vereadora Carol Moura (Podemos) teve aprovado projeto de lei de sua autoria que institui o evento no calendário oficial do município.

O objetivo do sarau de poesias é difundir a literatura por meio da palavra falada, cantada, exposta, declamada, embalada e compartilhada. ???A ???Parada Poética??? é uma das coisas muito legais que acontecem em Nova Odessa???, destaca Carol Moura. ????? muito gratificante ver uma reunião mensal de pessoas, de diferentes faixas etárias, falando sobre literatura e poesia???, acrescenta.

O evento é realizado na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras. Ao longo desses sete anos já foram promovidas mais de 75 edições, trazendo artistas renomados e ao mesmo tempo proporcionando espaço para ???anônimos???. Já se tornou uma referência no Estado de São Paulo e é realizado com apoio da Prefeitura de Nova Odessa, através da Diretoria de Cultura e Turismo.

Com textos autorais e também de escritores consagrados, a ???Parada Poética??? insere alunos de escolas de Nova Odessa e toda a região em uma experiência literária, provocativa e libertária. Os participantes podem se inscrever e usar um microfone livremente para declamar poemas, fazer discursos e cantar. O mestre de cerimônias é o cantor e compositor de rap novaodessenses Renan Inquérito.

Em 2015, a ???Parada Poética??? foi premiada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, na categoria ???Circulação e Difusão Literária???. E em 2017, contemplada pelo Programa de Ação Cultural ProAC ???Saraus Culturais???, do Governo Estadual. A vereadora reitera que a iniciativa é merecedora de se tornar um evento oficial, como ocorre com a tradicional Festa das Nações de Nova Odessa.
???(A ???Parada Poética???) ?? uma referência na região e copiada por outros municípios. Colocando no calendário oficial, o evento se perpetua???, completa Carol Moura. O próprio Renan agradece pelo reconhecimento. ????? um presente de aniversário conseguir que, nessa data de sete anos, seja aprovado o projeto de lei para garantir que a ???Parada??? não acabe e esteja no calendário???, finaliza. O projeto agora aguarda a sanção do Poder Executivo para se tornar lei.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE