Padre Sérgio quer cooperativas nas licitações

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a permissão da participação de sociedades cooperativas nas licitações promovidas pela prefeitura de Americana e autarquias.

De acordo com o projeto, os processos licitatórios deverão permitir a participação de cooperativas e exigir a apresentação de documentação que comprove a atuação, em especial o registro da sociedade cooperativa perante a entidade estadual da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir que o poder público municipal respeite a lei federal de licitações, que proíbe a utilização de cláusulas ou condições que comprometam ou restrinjam o caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas.

“O projeto determina as exigências a serem observadas pelos editais de licitação locais, a fim de garantir a regularidade da participação da cooperativa e de sua contratação. Caso essa proposta seja aprovada, o poder público incentivará a oferta de trabalho, promovendo oportunidades de forma mais justa, visto que o associativismo e o cooperativismo permitem a igualdade de condições e possibilitam uma eficiente execução de serviços públicos com geração de emprego e renda”, defende Padre Sergio.

A permissão será válida para todas as licitações abertas pelo município, com exceção dos casos em que a execução do objeto envolva a prestação de trabalho não eventual por pessoas físicas, com relação de subordinação ou dependência.

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE