Pacientes aguardam tratamento de acupuntura

Em resposta ao requerimento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, informou que, atualmente, 219 pacientes aguardam pelo procedimento de acupuntura na rede pública de saúde.
Quanto ao tempo de espera do paciente para ser atendido, a Secretaria de Saúde informou que no SUS (Sistema ??nico de Saúde), o atendimento é preconizado através de classificação de risco sendo realizado por uma regulação médica, onde é priorizado de acordo com a necessidade de cada pessoa dentro do ambulatório de dor crônica. Dessa forma, segundo a Prefeitura, é muito difícil determinar o tempo de espera, pois depende de cada situação.
As aplicações de acupuntura são feitas no próprio Centro de Especialidades e com relação ao custo, no momento, segundo a Prefeitura, não há centro de custo implantado na Secretaria de Saúde. Esse processo vem sendo implantado e no futuro será possível avaliar cada segmento.
A Prefeitura informou que são atendidos mensalmente 108 pacientes entre consultas novas e retornos específicos de terapia, por isso o número pode variar dependendo da classificação e intensidade da dor avaliada. 
O parlamentar pediu explicações ao Executivo após receber reclamações de pacientes sobre a demora na realização de acupuntura na rede de saúde. A técnica de acupuntura é uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio através da aplicação de agulhas em pontos específicos. Na medicina oriental, quando a pessoa fica doente, é um sinal de que o organismo está em desequilíbrio e a acupuntura tem o objetivo de restabelecer a harmonia do corpo através de estímulos nos meridianos (canais de energia). Na visão da medicina ocidental, os estímulos praticados na acupuntura são capazes de liberar substâncias que alteram o sistema nervoso e promovem o equilíbrio para todo o corpo. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE