Outubro Rosa: vale-camisetas a partir do dia 16

A Prefeitura de Nova Odessa vai promover a partir da próxima segunda-feira, dia 16, a troca de alimentos por vale-camisetas da Campanha Outubro Rosa, referente ao mês de conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças que acometem as mulheres. A programação especial da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade ocorre durante o mês todo, encerrando com a Caminhada Outubro Rosa no dia 28.

A Secretaria de Saúde está realizando ações de orientação e promoção à saúde da mulher. Através de rodas de conversas com enfermeiras, é feita a conscientização sobre o assunto nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No dia 20, das 8h às 11h, haverá atendimento especial de uma médica da Atenção Básica, fazendo avaliação clínica de idosas que frequentam o Clube da Melhor Idade.
A profissional vai conferir exames e pedir mamografia, caso a idosa não faça há mais de um ano, além de orientar sobre o autoexame. Além disso, a Secretaria de Saúde tem, através da Atenção Básica, salas ativas com enfermeiro fornecendo orientações diariamente, conforme demanda espontânea. Há ainda palestras nos dias de ginecologista, abordando a prevenção do câncer de mama e colo de útero.
As UBSs também estão com o setor de Odontologia realizando orientações em conjunto com a equipe de enfermagem, falando sobre a saúde bucal das mulheres. Todas as Unidades Básicas de Saúde receberam a decoração temática. “O foco é o trabalho de orientação e promoção à saúde da mulher, que a Prefeitura está intensificar nos Postos de Saúde”, frisa o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
Este ano a troca de camisetas especiais do Outubro Rosa será realizada por meio de dois quilos de alimentos não perecíveis para cada vale-camiseta, a ser retirada na hora da Caminhada. A organização pede que os alimentos doados sejam somente arroz, feijão, óleo, leite e macarrão (não serão aceitos sal e açúcar) itens estes de mais necessidade pelas famílias carentes cadastradas na Promoção Social.
A Caminhada Outubro Rosa ocorre a partir das 8h do dia 28, com aglomeração e saída em frente ao Paço Municipal, indo o percurso até a Praça Central José Gazzetta. “Através de empresas parceiras estamos conseguindo 1.500 camisetas e esperamos arrecadar o máximo possível de alimentos às famílias carentes”, completa a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE