Outubro Rosa leva 500 às ruas

Mais de 500 pessoas participaram de mais uma edição da Caminhada ‘Outubro Rosa’ em Nova Odessa. A ação realizada pela Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde, movimentou as ruas da área central pela conscientização sobre o câncer de mama.

A concentração ocorreu em frente ao Paço Municipal, onde os participantes vestiam camisetas da campanha e seguravam bexigas cor-de-rosa. Após um alongamento, o público percorreu várias ruas da área central, alertando a população sobre a importância do autoexame e de outras ações de prevenção. A caminhada foi realizada com apoio de diversas empresas parceiras.
A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) instalou dois pontos de abastecimento de água: um na concentração e outro na chegada, na Praça Central José Gazzetta. Com ritmo e alegria, a caminhada teve na frente os sambistas da bateria “Batucada Abençoada”, entoando músicas, bandeiras e efeitos especiais. A caminhada terminou com uma aula de zumba e distribuição de pipoca e algodão doce.
“Mais uma vez a Caminhada Outubro Rosa foi um sucesso. Foi muito bom poder abraçar cada um que vestiu a sua camiseta rosa e veio caminhar com a gente em alto astral. Lembrando que o dinheiro das camisetas foi revertido em exames preventivos, o que é muito importante”, ressalta o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. A iniciativa ocorre em parceria com entidade Amavi (Amigas da Mama, Amigas da Vida).
“Quero deixar aqui registrado meu muito obrigado a todos os patrocinadores, ao pessoal de trabalhou da organização, os parceiros e, claro, a minha esposa Andréa Souza, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que se dedicou muito para que a caminhada fosse um sucesso. Quem não pôde comparecer este ano, venha caminhar  conosco em 2019”, acrescenta Bill.
O prefeito e a primeira-dama ajudaram a conduzir um ‘bandeirão’ da Amavi pelas ruas. “O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres e uma medida simples, o autoexame, ajuda bastante a detectar”, ressalta Andréa Souza. “?? importante as mulheres terem cada vez mais consciência da importância de se cuidar e os homens também apoiando a nobre causa”, explica a presidente do Fundo Social.
500 CAMISETAS e 200 EXAMES
A campanha somou a venda de mais de 500 camisetas do “Outubro Rosa”, ao custo de R$ 20 cada. Através da arrecadação foi possível custear mais de 200 mamografias e ultrassons de mama através da Amavi, com as camisetas doadas por parceiros da ação. Os exames estão ocorrendo até o final do mês na empresa Noronha Diagnóstico por Imagem, parceira do Fundo Social de Solidariedade.
O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, lembra ainda que, apesar de em menor incidência, o câncer de mama também atinge o sexo masculino. “O outubro é rosa para homens e mulheres”, frisa. “Essa ação especial está ajudando a zerarmos de imediato a demanda pela especialidade, colaborando na prevenção que já é realizada na Atenção Básica da Secretaria de Saúde”, completa Cocato.
No último dia 17, academias realizaram um ‘Aulão Solidário de Zumba’ no Clube da Melhor Idade. Houve uma comercialização de camisetas específicas do evento, ajudando na campanha. A Secretaria de Saúde realizou palestras em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Ambulatório de Especialidades, além da agenda de coleta dos exames Papanicolau estar aberta todos os dias nos cinco Postos de Saúde.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE