Orquestra Sinfônica apresenta obras de Haydn

A Orquestra Sinfônica de Americana se apresenta, nesta quinta-feira (28), às 20 horas, no Teatro Municipal Lulu Benencase. No repertório, obras de um dos mais importantes compositores eruditos do período conhecido como classicismo vienense, Franz Joseph Haydn. Nascido na Áustria, o compositor era chamado, com frequência, como o Pai da Sinfonia, tendo sido professor de virtuoses da música erudita, como Mozart e Beethoven. Ao longo da carreira, Haydn compôs, aproximadamente, 750 trabalhos, entre sinfonias, quartetos, sonatas para piano, música de câmara, óperas bufas e missas.

No programa do concerto de amanhã, a Sinfônica de Americana executa a abertura do Oratório à Criação, obra emblemática na qual a gravidade e a profundidade cósmica da Representação do Caos antecipam sonoridades do Romantismo, período posterior na história da música. Outra obra importante é o concerto para trompete, com solos de Daniel Gomes, trompetista formado pelo Conservatório de Tatuí e que atua na Banda Sinfônica de Sumaré.

Para finalizar, a orquestra apresenta a “Sinfonia da Surpresa”, que recebeu esse título porque Haydn colocou uma valsa, ritmo novo para a época, no lugar onde se esperava um minueto, contrariando os conservadores de sua época.

O Teatro Municipal fica na Rua Gonçalves Dias, nº 696, Jardim Girassol. A apresentação é gratuita e a entrada dos espectadores é por ordem de chegada.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE