Orquídea que dá nome a Sumaré floresce

A orquídea Sumaré, que dá nome ao Município, está florida. Pra quem passa pela Avenida Rebouças, mais precisamente em frente à Biblioteca do Professor e Infantil ???Myrella Rossi Mobilon???, pode apreciar essa bela planta que originou o nome do povoado de Sumaré na década de 1940. A planta produz uma flor espetacular, encantadora por sua forma e cor. As flores têm cor amarela, com algumas pintas marrons avermelhadas. Floresce normalmente no início da primavera, e a floração dura em média 30 dias.
???A orquídea Sumaré é o símbolo de nosso Município e impressiona por sua beleza, assim como todas as demais espécies. A que traz o nome da nossa cidade está florida na Biblioteca do Professor e Infantil ???Myrella Rossi Mobilon???, que fica na Avenida Rebouças, mas em nosso Orquidário há inúmeras espécies de orquídeas em exposição, inclusive, a símbolo do Município. O local é uma excelente opção de lazer para toda a família???, comentou o prefeito Luiz Dalben.
A orquídea Sumaré é considerada uma das plantas mais fascinantes e conta com cerca de 50 espécies. Uma delas é a Sumaré do Mato (Cyrtopodium punctatum) que em tupi-guarani significa silvestre. As originárias da região são Cyrtopodium punctatum, Cyrtopodium flavum e Cyrtopodium palmifrons. Poucos sabem que a planta tem várias funções, entre elas, cola e medicamento, tendo poder curativo para inúmeras doenças.
No Pantanal, por exemplo, a seiva da orquídea é usada pelos pantaneiros como cola. Outras partes da planta têm uso medicinal para curar cicatriz, tratamento de acne, furúnculo, coqueluche, tosse, previne queda de cabelo, entre outros. Esta espécie precisa de muita luminosidade, por isso, deve ser cultivada ao sol e receber poucas regas.
E como escreveu o maestro Oswaldo Urban na segunda estrofe do Hino de Sumaré ???Sobre o solo fecundo o labor, semeou a sementes de fé, das sementes nasceu uma flor, e esta flor se chamou Sumaré…???.
No Orquidário Municipal podem ser contempladas tanto as flores adultas quanto as mudas do ???berçário???. Monitores estão sempre à disposição para orientar os visitantes. O espaço fica na Avenida Eugenia Biancalana Duarte, nº 150, e tem entrada gratuita.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE