Operação Verão encerrada em SB

A Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste encerrou a Operação Verão 2017/2018. De 1º de dezembro de 2017 até 6 de abril de 2018 choveu o acumulado de 757,30 mm, 56,50 mm abaixo da média prevista de 813,80 mm. Somente no mês de janeiro houve um volume de 101,20 mm acima da média, chovendo 351,20 mm. A média para janeiro era de 250 mm.

Dos 127 dias da Operação Verão, por dois dias a Defesa Civil seguiu em estado de Atenção e 125 dias de Observação. A maioria das ocorrências aconteceu no mês de janeiro, quando houve temporal com vento forte.

Durante a operação foram 400 ações realizadas pela equipe da Defesa Civil. Dentre elas diversas ações preventivas, como medidas antieenchentes, monitoramento meteorológico, PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) e vistorias nas áreas de risco.

A Prefeitura realiza ações preventivas durante todo o ano, auxiliando para que os eventos naturais tenham menor impacto possível na vida da população. Dentre elas está o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos, a manutenção da área de contenção no Jardim Conceição, a limpeza de galerias pluviais, bocas de lobo e desobstrução de aduelas e o Comitê de Crise que promove um atendimento de resposta rápida quando necessário.

Operação Estiagem

No dia 1º de maio tem início a Operação Estiagem que visa a execução do Plano Preventivo de Defesa frente à queda de Umidade Relativa do Ar (URA), ondas de frio intenso e incêndios em coberturas vegetais.

Na próxima quinta-feira (19), a Casa Militar, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam, em Piracicaba, o Treinamento e Reciclagem da Brigada de Incêndio/Emergência das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e capacitação de gestores e coordenadores municipais sobre a operação estiagem. Santa Bárbara participa da oficina preparatória com dois gestores e três agentes da Defesa Civil. A Operação Estiagem segue até 31 de setembro, totalizando 153 dias.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE