Operação Verão começa sábado em todo Estado

Começa amanhã (01/12), em todo o Estado de São Paulo, a Operação Verão 2012/13, que tem como objetivo preservar vidas, reduzir danos materiais e aperfeiçoar atendimentos durante possíveis ocorrências nos próximos meses, decorrentes das fortes chuvas. A ação segue até o dia 31 de março. Nos próximos dias será criado o Plano de Contingência, que é a atribuição operacional de cada secretaria envolvida no programa. Fazem parte do plano o Gabinete do Prefeito e as secretarias de Governo e Ação Comunitária, de Segurança Pública, de Fazenda, de Negócios Jurídicos, de Obras e Serviços Urbanos, de Promoção Social, de Saúde, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, de Transportes e Sistema Viário e de Administração.

O objetivo do Plano de Contingência é dar uma resposta mais rápida ao desastre de forma coordenada. ???Durante todo o ano, nossos agentes de Defesa Civil participam de treinamentos e simulados visando um melhor desempenho durante as ocorrências, que geralmente contam com agentes de outros órgãos e secretarias, além da participação efetiva do Corpo de Bombeiros???, explica Fred Alves, diretor da Defesa Civil de Americana.

No último dia 21/11, os agentes de Defesa Civil de Americana participaram do Treinamento para a Operação Verão 2012/13, oferecido pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil ??? REDEC/Campinas. No dia 27/11, participaram em Valinhos de uma reunião entre os órgãos para discutir o Sistema Integrado de Defesa Civil, na qual ficou acordado que todos os municípios de São Paulo disponibilizarão em seus sites os índices pluviométricos para haver um monitoramento e acompanhamento da REDEC.

Em 2011, a Defesa Civil registrou em Americana quantidade equivalente a 812 mm de chuva e atendeu 96 ocorrências. Já em 2010 choveu 1207 mm, com 157 ocorrências atendidas pela Defesa Civil.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE