Edit

OMA te convida para observar Marte

Neste mês, o planeta Marte está novamente acessível aos olhares do planeta Terra, e o OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), está promovendo observações. Desde o dia 06 de julho Marte está visível a leste, a olho nu, como uma destacada ???estrela??? de cor avermelhada, mas apenas aos telescópios é que suas características mais marcantes poderão ser observadas.

Com exceção da Terra, Marte é o planeta mais bem estudado e cartografado graças às várias sondas lançadas pelas agências espaciais americana e européia. No próximo dia 27, Marte estará em oposição, isto é, alinhado com a Terra e o Sol e a 57.900.000 km, projetado sobre a constelação do Capricórnio e ostentando uma magnitude de -2,8 (quanto menor a magnitude, maior o brilho), sendo na ocasião mais brilhante que o planeta Júpiter, que também se encontra em evidência. Somente quatro dias depois, no dia 31, o planeta estará em sua maior aproximação com a Terra, a exatos 57.750.000 km, algo que só se repetirá em 15 de setembro de 2035.
De acordo com o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, julho será um mês com notáveis atrações no céu. Na segunda quinzena, quatro planetas discerníveis a olho nu (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) serão vistos simultaneamente ao anoitecer e no dia 27, coincidindo com a oposição de Marte, estará ocorrendo um eclipse total da Lua com algumas etapas visíveis no Brasil. As observações no OMA ocorrem toda sexta-feira, a partir das 19 horas. Caso as condições climáticas não estejam favoráveis, as sessões são canceladas. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE