Oficinas de Educação abordam práticas para autistas

Teoria, planejamento e prática. O “III Encontro: Autismo e Atendimento Educacional Especializado” contou com duas oficinas reunindo dezenas de professores. Os temas trabalhados foram “Comunicação e Linguagem” e “Adequação de Atividades para Sala de Aula com alunos Autistas”, ambos com o objetivo de capacitar os professores no desenvolvimento do autista e na inclusão no ambiente escolar. O curso foi realizado na última quinta-feira (27) na EMEFEI “Antonia Fagnoli Furlan”, no 31 de Março. Atualmente a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste atende 86 autistas na Rede Municipal de Ensino.

Na “Comunicação e Linguagem” foi abordada a conceituação do que é TEA (Transtorno Espectro Autista), aspectos atuais das crianças com TEA na rede regular de ensino, a importância da comunicação e propostas de intervenção com estudo de caso. Já na “Adequação de Atividades para Autistas”, os professores do ensino regular receberam orientações de como adequar os conteúdos em sala de aula a esses alunos de cada série, além da análise de estudos de caso.

As oficinas complementaram os novos saberes do Encontro realizado, no dia 26 do mês passado, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Mais de 500 pessoas entre professores, monitores, coordenadores e apoio pedagógico participaram. A professora da Unicamp, Fernanda Carolina Pinto da Silva, ministrou palestra com o tema “Habilidades Linguísticas e comunicativas de crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista): Um enfoque no contexto escolar”. Além disso, os professores de Educação Especial compartilharam as boas práticas.

A Rede Municipal de Ensino atende 430 alunos com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, TEA (Transtorno Espectro Autista) e altas habilidades/superdotação. São 35 professores de Educação Especial e 30 salas de recurso entre Educação Infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE