Odair visita aguapés da represa

O secretário do Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, vistoriou nesta quarta-feira (12) uma área repleta de aguapés no entorno da Associação Barco Escola, na Praia dos Namorados, com o intuito de avaliar de perto a extensão do problema referente à proliferação das plantas na Represa do Salto Grande. Ele esteve acompanhado do presidente da Associação, João Carlos Pinto.
Na terça-feira (11) o secretário esteve reunido na sede da CPFL (Companhia de Força e Luz), em Jundiaí, juntamente com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Camargo Neves e o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos Cesar Gimenez Zappia, representantes de moradores dos bairros Praia Azul e Praia dos Namorados, além dos representantes da CPFL, Daniel Dalbert e Fernando Di Franco. O objetivo do encontro foi delinear um plano para a retirada dos aguapés, que será realizada pela CPFL, por meio da abertura sistemática das comportas de superfície.
De acordo com o secretário, a medida, apesar de importante, não irá eliminar os aguapés, mas deverá reduzir sua quantidade e minimizar o impacto ambiental na represa. ???Essa medida da abertura das comportas de superfície é algo paliativo, isto não vai acabar com os aguapés, e sim irá reduzir consideravelmente a quantidade???, explicou. Ele também esclareceu que a redução irá possibilitar outras ações concomitantes que deverão resultar em melhora significativa do local. ???Enquanto isso é feito [a abertura das comportas] a situação começa a melhorar e aí serão concluídos os estudos que estão sendo realizados pela CPFL, teremos tempo hábil para a implantação do bamboo log (barreira feita com bambus e cabos) para impedir a chegada dos aguapés na orla.???, complementou. Na próxima terça-feira (18), às 16h, haverá uma reunião no Barco Escola para traçar um cronograma operacional da retirada dos aguapés, que será acompanhado de perto pelo DAE e demais órgãos municipais. A reunião deverá contar com a presença de representantes dos moradores de bairros limítrofes à represa, Secretaria de Meio Ambiente, DAE, CPFL, CETESB, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Associação Barco Escola.
De acordo com Dias, também está confirmada a presença do deputado estadual, Chico Sardelli, do Promotor de Justiça e secretário do GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) PCJ-Piracicaba, Ivan Carneiro Castanheiro e vereadores.
O secretário destacou o fato de que a represa recebe esgoto, que é lançado pelos diversos municípios a montante da represa, o que contribui para agravar o atual cenário. ???Americana está no ???gargalo???, nós temos dezoito cidades, a montante, que acabam contribuindo para que isso fique dessa forma triste, lastimável ao final da linha???, lamentou.
A Secretaria de Meio Ambiente vem acompanhando e monitorando a situação referente ao problema dos aguapés e está buscando, junto a todas as esferas governamentais encontrar alternativas viáveis e ambientalmente adequadas para a resolução do problema.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE