Odair quer recuperar Represa de Salto Grande

O vereador Odair Dias (PV) se reuniu nesta sexta-feira (2) com o prefeito de Americana Omar Najar (PMDB), o secretário municipal de Meio Ambiente Eraldo Camargo, o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente Carlos César Zappia e o engenheiro do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia IGB Dr. Werner Sternad, para discutir a possibilidade de uma parceria para a recuperação da Represa do Salto Grande. 
Durante a reunião, Odair destacou que o instituto possui conhecimento e experiência no setor de recuperação de áreas. ???Americana já teve uma parceria com o instituto, mas que não teve sequência. Estamos agora fazendo essa reaproximação, pois há um interesse do instituto em atuar na represa de uma maneira objetiva e todo o interesse do município em recuperar esse que é um dos maiores bens naturais que Americana possui???, avaliou o parlamentar. 
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Carlos César Zappia,0 lembrou que o instituto desenvolveu por cerca de cinco anos um trabalho na Estação de Tratamento de Esgoto de Carioba, na produção de combustível através do lodo gerado na estação, mas a parceria acabou sendo interrompida em 2009. ???Na época, teríamos condições de produzir o equivalente a mais de dois mil litros de combustível por dia, transformando Americana em uma das cidades pioneiras nas Américas com tal tecnologia, mas perdemos essa oportunidade???, lamentou. 
Omar agradeceu a visita da comitiva alemã e se colocou à disposição para retomar a parceria. ???Temos muito interesse. Vamos colocar nosso corpo jurídico em contato e basta fazer a minuta para assinarmos darmos início aos trabalhos???, disse. 
O engenheiro do instituto alemão, Dr. Werner Sternad, destacou que este é o início de um projeto e que a recuperação da represa demanda um trabalho de vários anos. ???A represa chegou à situação atual após um processo de várias décadas, e o estado é crítico. A ação necessária é grande e deve envolver não só o instituto e a cidade de Americana, mas também as cidades a montante, que despejam o esgoto nos rios que formam a represa. ?? um trabalho de longo prazo cujo primeiro passo está sendo dado hoje???, afirmou. 
O Instituto Fraunhofer é uma sociedade sem fins lucrativos fundada na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de fomentar a pesquisa aplicada. O instituto desenvolve e otimiza processos e produtos para as áreas de negócios da medicina, farmácia, química, ambiental e energética. Mais informações na página em português do Fraunhofer.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE