Edit

Odair comemora retirada de aguapés da Represa

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana promoveu, na manhã de sexta-feira (10), mais uma reunião de trabalho para discutir alternativas e soluções para a revitalização e recuperação da Represa de Salto Grande. 
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, as discussões sobre a questão da despoluição da represa de Salto Grande estão avançando. ???Estamos avançando cada vez mais nas ações e alternativas para solucionar a questão da poluição da Represa de Salto Grande. Com a iniciativa do prefeito Omar Najar, Americana está fazendo a sua parte, mas precisamos da união de outros municípios para atingirmos o objetivo comum.???
Entre os avanços apresentados na reunião, está o trabalho de remoção de plantas macrófitas (aguapés) da água. Já foi reduzido ¼ do volume de aguapés na represa. ???De 74 viagens de caminhões de vegetação retiradas passamos para 81 por dia. Na ultima visita ao local, em 3 de maio, pudemos perceber que já se consegue ver o espelho d???água, com a retirada dos aguapés. Até dezembro de 2019, serão 25 mil viagens de remoção das plantas???, disse o gerente de meio ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert.
O promotor de Justiça e membro do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), doutor Ivan Carneiro Castanheiro, enalteceu as ações que estão em andamento em Americana. ???Estamos acompanhando de perto os trabalhos enquanto Ministério Público, participando dos grupos de discussões e contribuindo com soluções viáveis. Americana está caminhando com ações de tratamento de esgoto, a execução de retirada mecânica dos aguapés está sendo executada e esperamos mobilização das outras cidades para a despoluição da represa.???  
A discussão do tema também contou com a participação do ex-deputado e representante da sociedade civil, Chico Sardelli. ???A retirada dos aguapés é importante, mas é apenas uma das ações para chegarmos ao objetivo maior que é a despoluição da represa. Americana tem avançado na questão da ampliação de reservatórios, mas é importante cobrarmos as cidades à montante, que não estão cumprindo suas obrigações com relação ao tratamento de esgoto. ?? uma questão ambiental e de saúde pública também.???
O vereador Thiago Martins, que representou a Câmara Municipal, também cobrou os municípios vizinhos. ???Americana precisa fazer a sua parte, mas não é só americana que irá resolver o problema. Precisamos de forças maiores para cobras ações de outros municípios.???
A reunião também contou com as participações do subsecretário da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos, Cícero Aparecido Moura de Jesus, engenheiro ambiental do DAE, João Marco Alves de Oliveira,  coordenador de relações institucionais do grupo CPFL, Sebastião Arcanjo, do gerente de engenharia da manutenção da CPFL Renováveis, Bruno Monte, representantes da Cetesb, presidente do Comdema, João Braidotti, grupo G6, OAB, Consórcio PCJ, Barco Escola, Defesa Civil de Americana, entre outros convidados. Mais uma vez, prefeitos dos municípios envolvidos não compareceram.  

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE