Obra contra enchente avança sobre o Quilombo

Começou nesta semana a obra de construção de um novo
pontilhão metálico para passagens dos trens sobre o
Ribeirão Quilombo na altura do Jardim Lucélia, em
Sumaré. A atual estrutura possui 7 metros de vão
livre, enquanto a nova ???ponte??? será três vezes mais
larga, com 21,5 metros de extensão, permitindo um
maior fluxo das águas do rio e minimizando os
episódios de cheias em localidades a montante
(acima), como os jardins Primavera e São Domingos.

A
obra é fruto de um acordo firmado em fevereiro de
2016 entre a Prefeitura de Sumaré e a concessionária
Rumo ALL (empresa que incorporou a antiga América
Latina Logística).

Os serviços começaram pela instalação do canteiro de
obras, numa área sob responsabilidade da
concessionária situada às margens da Rodovia Walter
Manzato, altura da Administração Regional Central, e
pelas obras de sondagem e estaqueamento das fundações
do novo pontilhão férreo. Também foi construída,
paralela à linha do trem, uma passarela provisória
para pedestres e ciclistas, também metálica e com
cerca de 30 metros de extensão, passando por cima do
ribeirão.

Além das equipes da construtora contratada pela Rumo
ALL, atuam no local equipes de Segurança do Trabalho,
Meio Ambiente e Engenharia Civil da concessionária.
Há toda uma preocupação com a segurança dos
trabalhadores e pedestres. Os maquinistas dos trens
que passam pelo local devem reduzir a velocidade e
avisar que estão chegando quanto estiverem a 1,1
quilômetro de distância do canteiro de obras, por
exemplo.

A construção do novo pontilhão férreo, que garante o
???alargamento??? do vão livre para passagem da água do
Quilombo de 21 metros quadrados para cerca de 65
metros quadrados, foi acertado em uma reunião entre a
chefe do Executivo e representantes da Rumo ALL em 25
de fevereiro deste ano. Na época, o investimento
estimado inicialmente pela concessionária na obra,
que deve levar de três meses para ficar pronta, era
de R$ 3,5 milhões. O valor definitivo não foi divulgado.
O objetivo da obra é exatamente aumentar a capacidade
de vazão do local, hoje considerado um dos ???gargalos???
do escoamento das águas do Quilombo quando chove
muito. Além de o Ribeirão Quilombo fazer um
???cotovelo??? neste ponto, há a passagem sob a linha
férrea, cuja aduela (o vão livre) pequeno estaria
facilitando o represamento das águas das chuvas em
situações de precipitação extrema.
Nos últimos anos, a concessionária tem se demonstrado
uma ???parceira??? do Município em diversas situações,
como a viabilização do Orquidário Municipal e o
projeto executivo para a construção de um novo
viaduto neste mesmo ponto, que aguarda a liberação de
verbas pelo Governo Federal.

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