O trem deve chegar até nós

Ficou para 2021 a projeção de assinatura dos contratos para a implantação do Trem Intercidades – o quarto projeto para o transporte de passageiros entre municípios paulistas. A proposta até agora não explicita a vinda do trem a Americana, o que traria relevante ganho econômico e turístico para o município.
O intenso uso da malha ferroviária para o transporte de cargas inviabilizaria o compartilhamento do trecho até Americana, como tem comunicado a empresa concessionária da malha paulista.
A alternativa, segundo o grupo de transportes ferroviário, seria a construção de um novo trecho exclusivo para o trem de passageiros. Proposta cara e onerosa mas que precisa sair do papel.
Para se tornar realidade, o Trem Intercidades deverá receber até R$ 6 bilhões em investimentos privados e, como contrapartida, os investidores poderão explorar o serviço, que apresenta grande potencial econômico.
Só entre as regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo, são realizadas cerca de 65 mil viagens diárias pelas rodovias paulistas. São carros, motos, vans e ônibus viajando diariamente em direção à capital.
Imagine o ganho em qualidade de vida às pessoas que se deslocam para trabalhar em São Paulo! Um trem de passageiros para a região também significa menos congestionamento, menos tempo no trânsito, mais tempo para a leitura e o lazer durante a viagem.
A expectativa do Governo do Estado é de que as audiências públicas sobre a implantação e a licitação do meio de transporte ocorram até março de 2020, com o lançamento do processo licitatório no segundo semestre do ano que vem.
Seguiremos acompanhando com grande expectativa a realização deste importante projeto. Que os prazos se concretizem e seja possível contemplar os municípios da região. Os quase 1 milhão de moradores agradecem.

Chico Sardelli é empresário, presidente do PV em Americana e vice-presidente estadual do partido

Fone: (19) 3461-7887

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE