O maior planeta do Sistema Solar é atração no OMA

Até meados de Março deste ano, todas as pessoas que se dirigirem ao OMA (Observatório Municipal de Americana) nas sessões públicas que ocorrem às sextas-feiras, das 19h às 22h, poderão observar através de potentes telescópios o maior planeta do Sistema Solar: Júpiter, o Zeus dos gregos e suprema autoridade do Olimpo.

Visível facilmente nesta época, a olho nu, à Leste a partir das 20:30h na constelação dos Gêmeos como uma brilhante ???estrela??? de cor branco-amarelada, o maior planeta do Sistema Solar (duas vezes mais massa que todos os outros planetas juntos e 318 vezes a massa da Terra) provoca sucessivas exclamações. Júpiter é cerca de 90% hidrogênio e 10% de hélio, com traços de metano, água, amônia e “rochas”.

Conhecido desde a mais remota antiguidade, Júpiter é o quarto objeto mais brilhante no céu (depois do Sol, Lua e Vênus). A descoberta de Galileu Galilei (1564-1642), em 1610, das quatro luas de Júpiter, Io, Europa, Ganimedes e Calisto (hoje conhecidas como luas Galileanas), foi a primeira constatação de um centro de movimento que, claramente, não estava centrado na Terra.

Esse foi um ponto significativo a favor da teoria heliocêntrica, criada por Nicolau Copérnico (1473-1543). Tal como vistas por Galileu, as luas jupiterianas ajudam a compor o fascinante cenário. Girando rapidamente ao redor do globo do gigantesco planeta, elas causam viva impressão aos visitantes do OMA. Outras informações relativas à sua órbita, satélites e movimentos são repassadas aos visitantes pelos astrônomos locais.

Depois de Júpiter, será a vez do pequeno Planeta Marte ser mostrado, devendo ser iniciadas suas observações no início do mês de Abril.

O OMA, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, fica localizado no Parque Ecológico ???Cid Almeida Franco???, com entrada privativa pela Rua Itacolomi 1113, Jardim Ipiranga. Grupos interessados podem também conhecer o trabalho dos astrônomos, mediante prévio agendamento pelo fone (19) 3407.2985. A entrada é franca. O OMA não abre suas portas em dias nublados e/ou chuvosos.

Contato com o autor: (19) 99156.0632

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE