O Império contra-ataca? Por Orestes C Neves

??????A harmonia do corpo e da alma… Nós, na nossa cegueira, separamos estas duas coisas para inventar um realismo vulgar e uma idealidade vazia!??? 
Oscar Wilde, em O Retrato de Dorian Gray
Poucas vezes na história deste país, uma liderança tem causado tanto fanatismo quanto Jair Bolsonaro. Polêmico e falastrão, o deputado é mais um Antonio Conselheiro que esta imensa Canudos produz de tempos em tempos! Mais que ideologias e bandeiras, nossa cultura é mais afeita a caminhos ???mais curtos???, com uma boa dose de psicose maníaco-depressiva! Em nossos delírios tropicais, estamos esperando por um novo Messias que fará o sertão virar mar e o mar virar sertão.
Definir o bolsonarismo – embora, não seja sua exclusividade – envolve três conceitos, um tanto ???doutorais???: (a) imunização cognitiva, (b) wishful thinking e (c) low profile! Como todo analista com tendência ao radicalismo, o bolsotaleban sofre de (a) imunização cognitiva, ou seja: não só nega qualquer ideia que não seja idêntica a dele, como cria uma barreira a tudo que parta de um veículo de comunicação ou interlocutor que diga o que ele não está disposto a ouvir. Qualquer crítica à ???Força??? é blasfêmia, desespero de perdedor ou Fake News! Assim, a rede Globo e toda a grande mídia ???será destruída quando as torneiras governamentais pararem de sustenta-las???. Hugo Chávez e Nestor Kirchner ficariam orgulhosos de seus discípulos…
Assim como, as esquerdas pecam por ter uma visão míope do setor privado, a direita sofre de cegueira total em relação ao setor público! Sabem que ???o princípio da legalidade no âmbito das relações privadas determina que ao particular é permitido fazer tudo o que a lei não proíba???! Mas, não têm a menor ideia de que ???no âmbito da Administração Pública, o princípio da legalidade estabelece que a ela somente é permitido fazer o que a lei permite???. Lembro do conceito de (b) wishful thinking, pois tomam seus desejos por realidade, em vez de se basearem em fatos e racionalidade. Acreditam, ingenuamente, que um chefe de executivo tenha um poder discricionário absoluto e que ???só não faz porque não quer ou porque tem ???rabo preso???…???.
Bolsonaro tem a capacidade de transformar o (c) Low Profile em verdadeiras teses de desenvolvimento social e econômico do país. Assim, um suposto ???kit gay??? e bate-bocas sobre questões pontuais com seus opositores ideológicos se transformam em questões nacionais. Ignorante confesso em temas como saúde, educação e economia, o ex-militar faz análises e propõe soluções paridas nas redes sociais ou no botequim da esquina: o problema da saúde ???são os médicos que não querem trabalhar???; a solução da educação está ???na falta de disciplina dos alunos e na falta de autoridade do professor???; e ???se acabarmos com a corrupção, sobrará dinheiro para resolvermos todas as mazelas do país???.
Sai Neymar, entra Felipe Mello…
ORESTES CAMARGO NEVES 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE