O Imposto de Renda e a honestidade

Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016, segundo a Agência Brasil. Esta obrigação anual que envolve tantos brasileiros pode nos levar a refletir sobre um tema bastante importante: honestidade.

Peço licença para indicar alguns significados que o dicionário traz para esta palavra. Honestidade é característica ou particularidade de honesto; qualidade de quem demonstra honradez; que age de acordo com os princípios da moral vigente; atributo do que é decente. Infelizmente, ser honesto na sociedade em que vivemos é ser diferenciado. No entanto, muitas vezes a cobrança por essa qualidade acontece apenas da porta para fora de nossas casas. 
???Mas que absurdo!???, alguns ofendidos devem estar pensando neste momento. Então, convido esses para uma reflexão: será que não é exatamente isso que estamos fazendo? Se queremos pessoas honestas, seja no nosso ciclo de amizades, no trabalho, nas instituições de ensino, na nossa família, nos poderes constituídos e que governam cidades, estados e o País, temos que ser pessoas honestas.
E a honestidade não está apenas nas grandes atitudes. Está também em não falsificar um atestado médico para aquela falta ao trabalho, em não ficar quieto quando o caixa do supermercado devolver no troco uma nota de R$100 no lugar de uma de R$2, em não fazer alterações no hodômetro do veículo para aumentar o valor de venda, entre tantas outras atitudes ???pequenas??? do nosso dia a dia. Nesse contexto, podemos afirmar que a honestidade está também naquilo que declaramos no Imposto de Renda. E não é?
Eu ainda acredito que o melhor sermão é o exemplo. Eu ainda acredito que a mudança que queremos ver no mundo começa nas nossas próprias atitudes. Eu ainda acredito que é possível um mundo melhor justamente porque cada um de nós pode ser um pouco melhor quando voltamos a nossa criticidade também para nós mesmos.

Marcos Morelli Consultor e professor universitário, formado em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão de Negócios.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE