Nutrientes essenciais para quem passou dos 50

Após os 50 anos, é aconselhável que as pessoas fiquem atentas sobre a necessidade de reposição de alguns nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Envelhecer bem é envelhecer com saúde e aceitar que o metabolismo já não é o mesmo e precisa de cuidados especiais. Com o aumento da expectativa de vida, os desafios para manter-se na ativa e com disposição têm como base uma alimentação balanceada que proporcione ao corpo a combinação certa de vitaminas e minerais.
No dia nacional da Saúde e Nutrição, Vanessa Thomé, nutricionista do Lar dos Velhinhos de Campinas, dá 5 dicas de nutrientes para manter o organismo em funcionamento saudável. ???A alimentação deve ser a mais natural possível, rica em frutas, verduras e fibras. Deve-se evitar alimentos gordurosos, alimentos muito salgados, doces, álcool e refrigerantes???, reforça a especialista. ZincoAlém de ser um poderoso antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células, o Zinco contribui para o aumento na imunidade do organismo e pode ser encontrado em alimentos como a carne vermelha, o arroz, nozes ou em castanhas.
CálcioO cálcio melhora o funcionamento do coração e do cérebro, auxiliando também na prevenção do desgaste ósseo, o grande vilão causador da osteoporose. Para adiciona-lo em sua dieta, basta consumir leite, queijo, verduras de folhas verde-escuras e ovos.
FibrasAuxiliando no controle do colesterol e do trânsito intestinal, as fibras também equilibram o peso. Podem ser facilmente encontradas em alimentos como aveia, feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico, linhaça e frutas como laranja, maçã, chia, figo seco.
PotássioAliado na diminuição dos ricos de pressão alta e derrame, pois controla os níveis de sódio do organismo. Os alimentos ricos em potássio são: banana, soja, damasco, abacate, iogurte, ameixa, melancia, feijões e ervilha.
??mega 3O ômega 3 fortalece o sistema imunológico, auxilia na comunicação entre as células combatendo o mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, perda de memória e de concentração, além de possui ação anti-inflamatória. Pode ser encontrado em alimentos como a sardinha, salmão, atum ou através de cápsulas de óleo de peixe.Quem vive no Lar dos Velhinhos de Campinas tem uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, consumindo não apenas os listados acima. ???Diariamente, são oferecidas 5 refeições, sendo elas iguais para todos, exceto para os idosos com alguma restrição como diabetes??? diz Vanessa.  

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE