Novo golpe no Facebook mira famosos e contas verificadas

Todos os dias são relatados diversos casos de golpes na internet, que a cada vez se tornam mais sofisticados, enganando até mesmo usuários experientes, que perdem o acesso às suas contas nas redes sociais e ficam sujeitos a terem seus dados expostos e seus cartões de crédito utilizados por terceiros.

Como funciona o golpe?

Um novo golpe no Facebook tem sido usado para roubar as credenciais de acesso dos usuários. O alvo são pessoas com contas verificadas e perfis proeminentes na rede social, de pessoas famosas e figuras públicas.

O golpe funciona, segundo relatos, da seguinte forma: O usuário que possui conta verificada é contactado por email ou na própria rede social por um suposto representante de uma empresa que quer ser anunciante e que te faz uma proposta de parceria paga. Logo em seguida, os cibercriminosos enviam um pedido de colaboração que parece legítimo para o usuário, através da própria Central de Negócios do Facebook e com e-mails vindos dos domínios facebook.com e facebookmail.com. No entanto, trata-se de um golpe que rouba a sua conta verificada, assim como a sua página, para fins diversos.

Contas verificadas são o alvo

O filósofo, jornalista e escritor Fabiano de Abreu foi a mais recente vítima desse golpe e afirma que muitos problemas poderiam ser evitados se o Facebook fosse mais acessível e tivesse uma central telefônica de apoio no Brasil: ???Eu já vi de tudo e temos muitas maneiras de nos precaver.  Mas agora, usarem um site do próprio Facebook para invadir? Isso mostra a vulnerabilidade da plataforma. O Facebook deveria ter um telefone de apoio ao usuário. Hoje o procedimento para denunciar este tipo de coisa é lento, confuso e se dá somente por mensagem no Centro de Ajuda.???

Fabiano de Abreu também relata que já sofreu outros ataques na rede social Instagram, que pertence ao Facebook: ???Há pouco tempo perdi o meu selo de verificação no Instagram após a conta ser denunciada. Onde está a equipe do Facebook para me defender das denúncias falsas? Não há a quem recorrer .???

Segundo o Decreto nº 6.523, de 31 de Julho de 2008, todas as empresas que tem operações no Brasil e que prestam serviços para o consumidor precisam ter o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O Facebook tem escritórios em São Paulo. O Google, que também tem escritórios no Brasil dispõe de atendimento telefônico: ???O nosso governo deveria obrigar ao Facebook a colocar um telefone de contato. Ficamos totalmente desprotegidos assim???, conclui Fabiano de Abreu.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE