Edit

Novo formato da Festa das Nações é sucesso

No último fim de semana, nos dias 23 e 24 de outubro, a 33ª Festa das Nações de Nova Odessa terminou com as últimas três entidades participantes realizando as entregas dos seus pratos típicos em suas sedes. Retomada em 2021, a Festa contou com um novo modelo esse ano, com venda online dos pratos típicos e retirada das comidas pelos compradores no sistema de drive-thru. E o balanço dos participantes foi altamente positivo.

No sábado, dia 23/10, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) realizou a retirada dos famosos pratos italianos, com lasanhas e pizza, e o Lions representou a culinária dos Estados Unidos, vendendo as costelinhas com molho barbecue. Já no domingo, dia 24/10, houve a entrega da ABCL (Associação Brasileira de Cultura Leta), que possuía em seu cardápio pratos tradicionais do maior grupo de imigrantes de Nova Odessa, os letos.

“O resultado foi muito bom. A principal vantagem foi saber exatamente qual a quantidade a ser preparada de cada produto oferecido. Assim, não tivemos perdas por preparar a mais ou a menos. Para a entidade valeu muito a pena, tanto que nós da ABCL estamos pensando em repetir mais uma vez ainda neste ano. Por isso agradecemos o empenho e a participação de todos”, disse Gunta Gutmanis, secretária da ABCL.

“Para nós as vendas foram muito boas, vendemos todas as lasanhas que fizemos. Ver a adesão e a participação de todos que vieram buscar os pratos foi maravilhoso. E olha, o novo formato foi muito bom, o investimento para construirmos barraca na frente da Prefeitura e para contratar funcionários é muito grande, sendo que aqui na nossa sede já temos toda estrutura montada. E além do mais, conseguimos vender mais do que conseguimos vender nas últimas duas edições presenciais. Para nós da APAE esse formato foi incrível”, disse a diretora-geral da APAE, Maria Tereza Casazza, a Tereca.

No primeiro fim de semana, quatro entidades realizaram as suas próprias entregas. No sábado, dia 13, a AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa) representou a culinária australiana, e o SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade de Nova Odessa), a culinária mexicana. No domingo, dia 14 de outubro, foi a vez da Comunidade Geriátrica, com os pratos brasileiros, e do Rotary Club de Nova Odessa, que representou a culinária alemã.

O evento ajudou financeiramente as sete entidades sociais participantes através da venda dos alimentos típicos, uma vez que toda a arrecadação foi revertida em benefício delas próprias. Em seus 33 anos de história, a Festa das Nações de Nova Odessa soma um público de aproximadamente 1 milhão de pessoas da cidade e da região.

Presente em quase todos os drive-thrus da Festa das Nações, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, também apontou o sucesso do formato – sem descartar, é claro, o retorno da festa “presencial” já em 2022, se a evolução da pandemia permitir.

“Ficamos muito contentes e satisfeitos em retomar essa grande tradição que é nossa Festa das Nações, que já tem mais de 30 anos. Agradeço a toda a equipe da Prefeitura que deu suporte ao evento, a todos os diretores e voluntários das entidades e ao povo de Nova Odessa, que entendeu a proposta de ajudar nossas ONGS e comprou todo o estoque de pratos. E com certeza teremos novidades para a edição do ano que vem”, declarou Leitinho.

O NOVO FORMATO

O formato desse ano trouxe novidades, com o público podendo comprar seus pratos típicos preferidos no site exclusivo do evento, e então retirar esse prato numa data determinada na própria sede da ONG participante. O próprio site foi uma novidade importante desse ano, com vários conteúdos da Festa, como matérias do evento, informações e histórico das entidades participantes, incluindo vídeos de cada participante – além do principal, que era o acesso ao cardápio de cada instituição, para que fosse realizada a compra dos pratos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE