Nova pista de skate de Nova Odessa será maior

A Condeuba deve concluir em 60 dias a reforma e ampliação da pista de skate de Nova Odessa. A obra, que prevê ampliação da área de lazer e melhorias na infraestrutura, está sendo realizada pela construtora como doação ao município e conta com know-how da ProSkate, empresa especializada na construção de ambientes para a prática do esporte, contratada pela empreiteira para fazer o redesenho da pista. O prefeito Benjamim Bill Vieira da Silva vistoriou a obra na última sexta-feira (10).

“O trabalho está sendo realizado com atenção a cada detalhe para que os praticantes tenham um espaço agradável, onde possam desenvolver suas habilidades e, sobretudo, andar com segurança”, afirmou o prefeito Bill, durante a visita que foi acompanhada pelo secretário de Governo, Wagner Morais, o engenheiro civil da Secretaria de Obras, Sérgio Comelis, e o diretor da Condeuba, Rodrigo Pereira.

De acordo com a Secretaria de Obras, Projetos e Planejamento Urbano do município, a pista foi toda redesenhada. As rampas foram demolidas e reconstruídas, as transições (espaço entre um obstáculo e outro) refeitas, obstáculos foram substituídos e remodelados e o “skatepark” ganhou uma “quarter pipe” (tipo de rampa que lembra um quarto de tubo).

A pista foi ampliada em 60 metros quadrados, o piso foi lixado, teve todos os tubos e cantoneiras metálicos trocados. Além disso, a pista ganhou um quiosque com banheiros masculino e feminino e área para funcionamento de uma lanchonete. “Em relação ao quiosque e à infraestrutura da pista, só faltam a parte de acabamento, pintura e o sistema de iluminação, que será ampliado”, afirmou o secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, José Carlos Belizário.

Responsável pelo redesenho e reconstrução da pista, José Luis Cassias Pereira disse que faltam apenas detalhes para conclusão do projeto. “Estamos na fase do que chamamos de acertos finais, que consistem no lixamento completo do piso e aplicação de endurecedor de superfície, que penetra no concreto e aumenta a durabilidade”, explicou Pereira. Apesar das mudanças, o diretor da ProSkate garante que 70% do projeto original está sendo mantido.

O “skatepark” fica numa área de 2,1 mil metros quadrados, localizada ao lado da Praça dos Três Poderes e em frente ao prédio da Prefeitura. A reforma da pista é uma reivindicação antiga dos skatistas da cidade junto à Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, viabilizada pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

“Os skatistas estão ansiosos em ver a pista pronta e iluminada. O espaço é um ponto de referência para praticantes da cidade, da região de Campinas e do Estado de São Paulo. Com essa nova estrutura, certamente será muito frequentado todos os dias da semana”, avaliou o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta.

Apontada pelos adeptos da modalidade olímpica como um dos bons lugares “para se andar” em São Paulo, a pista de Nova Odessa foi inaugurada em 2000 e já recebeu diversos campeonatos com atletas de várias partes do Estado, como etapas do Circuito Interior Paulista de Skate, uma das competições mais tradicionais de street skate (modalidade praticada em ruas ou pistas que simulam a arquitetura urbana) do país. Mais do que uma arena esportiva, a pista também é referência no cenário cultural, sendo palco de eventos como o beneficente “Odessão Skate Rock”, que mistura esporte e arte.

Nesse período, o espaço nunca passou por uma grande reforma, apenas reparos pontuais, com apoio da comunidade e da iniciativa privada.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE