Nova Odessa vacina idosos com mais de 72 anos nesta segunda

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, começa a vacinar contra a Covid-19, na próxima segunda-feira (22/03), no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa, o grupos de idosos com idades acima dos 72 anos. O avanço da campanha para um novo grupo prioritário foi confirmado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica após o recebimento de mais um lote de imunizantes. No total, chegaram à cidade mais 1.100 doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Do total, 970 são para a primeira dose e 130, para as doses de reforço.
“A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 avança em Nova Odessa e demais cidades da região, a partir do momento que os municípios recebem mais doses do imunizante. Na quarta-feira (17/03), recebemos mais um lote e isso nos possibilita convocar idosos com idade acima dos 72 anos. O trabalho segue, e é importante deixar claro que as ações só vamos avançar, da forma que gostaríamos, quando chegarem vacinas em quantidade suficiente para fazer a cobertura de todo o grupo prioritário, que abrange idosos com idade a partir dos 60 anos”, afirmou a enfermeira coordenadora da Vigilância, Paula Mestriner.
A vacinação vai avançando e, na sexta-feira (19/03), foi atingida a marca de 2.944 primeiras doses aplicadas, o que representa 4,90% da população estimada de Nova Odessa. Em relação à segunda dose, a semana “fechou” com 1.021 aplicações de reforço já feitas – o que garante a imunização da pessoa após cerca de duas semanas. “Na sexta-feira, avançamos mais um pouco mais no trabalho de imunização do grupo prioritário de idosos e nos profissionais de Saúde de Nova Odessa”, explicou Paula.
De acordo com a coordenadora, as doses de reforço da Coronavac/Instituto Butantan continuam sendo aplicadas 28 dias após as primeiras, conforme preconiza o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. “Na semana passada, recebemos cerca de 800 doses de reforço, e elas foram aplicadas nessa semana e continuarão na próxima semana, onde estamos atendendo os idosos com mais de 80 anos e profissionais da Saúde (que já haviam recebido a primeira dose ao longo das últimas quatro semanas)”, explicou Paula.
Nova Odessa recebeu via PNI, até o momento, 3.839 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19, das quais 2.620 doses da CoronaVac/Butantan, em 5 lotes, e 1.219 doses da Oxford/FioCruz, em 4 lotes, além de 1.180 segundas doses, das quais 910 doses da CoronaVac/Butantan, em 3 lotes, e 270 doses da Oxford/FioCruz, em 1 lote.
O atendimento no Ginásio do Santa Rosa continua gerando elogios pela organização e dedicação da equipe. “Amigos e vizinhos, devemos ter orgulho de Nova Odessa. A vacinação está sendo no Ginásio de Esportes e quem fez o cadastro pela Internet é avisado o dia e a hora que deve comparecer para ser vacinado. Sem fila. É chegar e ser vacinado. Entendemos que o número de pessoas é inferior, mas proporcional (às respectivas populações). Parabéns Nova Odessa”, foi a mensagem que circulou em um grupo de funcionários de uma cooperativa médica de Americana.
“Gostaria de parabenizar a equipe de vacinação de Nova Odessa. Tudo muito organizado, profissionalismo, atenção e carinho. Fui vacinada ontem. Agradeço a todos. Deus os abençoe e os guarde”, apontou nas redes sociais da Prefeitura dona Maria Lúcia Borghi.

CAMPANHA

A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado pelo site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A medida foi adotada para se evitar aglomerações.
Já no período da tarde a campanha recebe livre demanda exclusivamente para a segunda dose de idosos e profissionais da Saúde, que devem ir ao local sempre de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação.
Para a próxima segunda-feira (22/03), foram convocados, via pré-cadastro, mais 200 idosos com mais de 72 anos. “O trabalho vai avançando aos poucos e em breve novos grupos prioritários serão convocados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É importante reiterar que, para esse processo caminhar num ritmo que gostaríamos, é necessário ter mais vacinas à disposição da nossa Secretaria de Saúde. Enquanto isso, vamos trabalhando de acordo com o volume que temos em estoque, que são poucos”, finalizou Paula.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE