Nova Odessa recebe pentavalente e DTP

As unidades básicas de saúde de Nova Odessa retomam na manhã desta quinta-feira (16) a imunização de crianças com a vacina pentavalente, que integra o calendário de vacinação do SUS (Sistema ??nico de Saúde) e protege crianças de cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a influenza tipo B, responsável por meningite e infecções no nariz e na garganta. A retomada foi garantida pela chegada de 480 doses do imunizante, que deve ser ministrado em crianças de 2, 4 e 6 meses de vida. Segundo a Secretaria de Saúde, o município não recebia lotes da pentavalente desde outubro do ano passado.

Além da penta, o município recebeu 220 doses da DTP, também chamada de tríplice bacteriana, que previne contra difteria, tétano e coqueluche. A vacina é aplicada como reforço em crianças de 4 anos. “Distribuímos as vacinas que estavam em falta na nossa rede nas cinco unidades básicas do município, na tarde desta quarta (15). Agora, as vacinadoras vão ligar para os responsáveis por crianças que aguardam as vacinas. Recomendo às mães e aos pais que procurem o posto mais próximo da sua casa a partir das 7h desta quinta-feira”, explicou o secretário de Saúde do município, Vanderlei Cocato.

Apesar da boa notícia, o secretário não está tranquilo com a situação. “Infelizmente, a quantidade que recebemos não é suficiente nem para o mês de janeiro, considerando as crianças que estão na faixa etária para receber a vacina e as crianças que já deveriam ter sido imunizadas e aguardam a disponibilidade”, comentou Cocato.

Em nota divulgada na semana passada, o Ministério da Saúde informou que trabalha para regularizar a distribuição da vacina pentavalente em todo país até março.

ONDE VACINAR. As vacinas pentavalente e DTP já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do Centro, que também atende moradores do São Jorge, do São Francisco e da região do Pós-Anhanguera; do Jardim Marajoara; e nas duas do Jardim Alvorada (a unidade antiga atende pacientes da UBS 3 (Jardim São Manoel), que está em reforma. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE